ACOMPANHE:

BUSQUE:

Últimas Notícias:

Voltar às Notícias
04 de Dezembro de 2012
Seminário da Fazenda no CRCSC - Pedido de prorrogação no prazo do envio do SPED Fiscal
Presidente do CRCSC participa da abertura e pede prorrogação no prazo do envio do SPED Fiscal para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões/ano
made

Nos dias 26 e 27 ocorre o 2º Seminário de Avaliação da Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda  no auditório do CRCSC, na Capital. A abertura teve a participação do secretário da Fazenda, Nelson Serpa, e do presidente do CRCSC,  Adilson Cordeiro, e do conselheiro do CRCSC, Adriano de Souza Pereira, diretor de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda. O evento tem a participação de contadores de todo o Estado e conta com o apoio do Sindicato dos Contadores da Fazenda Estadual de Santa Catarina (SINCOFAZ).

Para o secretário Nelson Serpa, a atuação do contador no serviço público tem evoluído muito nos últimos anos. “Hoje, o contador não apenas cumpre o seu papel formal de contabilizar os recursos públicos. Ele vai além, subsidiando os gestores públicos com  produção de informações estratégicas”, avalia.  Outro destaque positivo, na avaliação do secretário, foi o modelo adotado por Santa Catarina de distribuir os técnicos da área, todos servidores da Fazenda, nas demais secretarias e órgãos do Governo do Estado, para que a atuação e controle interno fossem ainda mais disseminados.

PRORROGAÇÃO - O presidente do CRCSC aproveitou o momento para solicitar mais uma vez ao secretário que atenda o pedido dos contadores de todo o Estado para prorrogar o prazo de envio do arquivo de SPED Fiscal pelas empresas catarinenses que faturam até 3,6 milhões de reais/ano. “O envio deverá ser feito a partir de janeiro de 2013, mas percebemos que nacionalmente as médias e grandes empresas estão tendo dificuldades. Cerca de 25% das empresas não conseguiram atender os prazos, das outras 75%, metade precisou ajustar os dados”, disse Adilson Cordeiro, complementando que há um déficit de mão de obra qualificada e de softwares completos para cumprir todas as exigências do SPED Fiscal.

Fonte: CRC-SC