Saiba como classificar sua empresa na CNAE

Saiba como classificar sua empresa na CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, mais conhecida como CNAE, é uma forma de identificar qual é o tipo de serviço ou produto que a sua empresa oferece. Qualquer tipo de pessoa jurídica precisa encontrar a sua classificação no CNAE. Essa é uma das informações que, por exemplo, precisa estar na nota fiscal.

A verdade é que, muitas pessoas têm dificuldade de classificar suas empresas dentro do CNAE. E por quê? Porque é possível se encaixar em mais de uma classificação e isso, muitas vezes, pode confundir os empresários.

Esse tipo de situação é bastante comum quando, por exemplo, a mesma empresa presta serviço e também vende uma mercadoria como um restaurante, por exemplo.

Para saber mais sobre esse tema e saber como classificar a sua empresa dentro do CNAE, continue com a leitura!

O que é o CNAE?

O CNAE é um tipo de código que tem como função padronizar as atividades econômicas das empresas em todo o território nacional. Assim, os órgãos de tributos aqui no país conseguem fazer as cobranças com mais facilidade e também reduzindo as chances de erros.

Em resumo, o CNAE é importante porque ele determina qual tipo de operação você pode fazer e qual é o segmento de atuação da sua empresa.

Como escolher o CNAE da minha empresa?

Quer evitar erros e se enquadrar no código do CNAE correto? Então, o primeiro conselho que podemos dar é que você converse com o contador da sua empresa. Ele tem mais informações e conhecimento sobre o assunto.

Para saber se a empresa terá apenas um CNAE ou vários, é preciso refletir um pouco sobre o seu negócio. Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • A sua empresa vai apenas vender produtos ou também oferecerá serviços?
  • Vou revender produtos de outras marcas ou os que são fabricados por mim?
  • Será uma indústria ou um comércio?

Além dessas perguntas, você também pode refletir sobre o tipo de mercadoria que pretende vender. Tudo isso o ajudará a saber qual é ou quais são os códigos CNAE da empresa.

Como fazer quando a empresa possui também atividades secundárias?

Pode acontecer, em muitos casos, de uma empresa ter uma atividade principal e outras secundárias. Nesse caso, você deve saber primeiro, qual delas é a que promove mais recursos para o seu empreendimento. Essa será a sua atividade principal.

Ao acessar a página do CNAE, você deve escolher a sua primeira atividade. A partir disso, as atividades secundárias serão mostradas para que você possa escolhê-las.

Essa escolha dentro do site é como um grande funil. A partir da primeira escolha, ela vai afunilando as possibilidades, até que você encontre a CNAE-fiscal da sua empresa, que é composta de 7 números.

Quais cuidados tomar na hora da escolha?

Além da escolha da CNAE, há outras atividades importantes que precisam ser feitas para que você possa finalizar esse procedimento.

Por exemplo, se você é um MEI (Microempreendedor Individual), precisa saber quais são as atividades autorizadas para o seu tipo de empresa. Nesse caso, você precisa analisar isso no Portal do Empreendedor antes.

Quer facilitar o seu dia a dia e o da sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça as ferramentas de gestão que podem ajudá-lo!

Saiba como classificar sua empresa na CNAE

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *