4 estratégias de gestão de tempo para pequenas empresas

4 estratégias de gestão de tempo para pequenas empresas

Uma das frases mais comuns atualmente é “não tenho tempo”. A melhor solução para esse problema seria se o dia tivesse mais de 24 horas. Mas, como nós sabemos, isso não é possível e existe uma solução bem mais simples: fazer a gestão de tempo.

Uma empresa precisa fazer muitas coisas todos os dias. É necessário entrar em contato com os clientes, postar nas redes sociais e responder às mensagens e comentários deixados por meio delas, é necessário elaborar o fluxo financeiro, entre outras coisas.

Com tantas coisas, como fazer com que dê tempo para tudo isso? Existem algumas empresas, que conseguem fazer todas as suas tarefas e ainda sobra tempo. Isso só quer dizer que ela faz uma administração do tempo que possui.

Quer saber como fazer a gestão de tempo da sua empresa sem precisar investir muito? Então, veja abaixo as nossas dicas!

1. Aprenda a delegar

No início, é possível fazer várias tarefas, porém, com o passar do tempo, a empresa vai crescendo e com isso, mais ações são necessárias. Se você não começar a delegá-las, há um grande risco de que o trabalho não tenha excelência, prejudicando assim a sua marca.

Delegar não significa que você está fugindo das suas responsabilidades, mas sim que você prefere passar certas ações para um especialista no assunto. Por exemplo, se a sua empresa ainda não possui um setor próprio de marketing, é interessante terceirizar esse tipo de serviço para uma agência especializada.

2. Não procrastine

A procrastinação é uma das piores coisas que existem para os líderes de uma empresa. A produtividade da equipe pode ser seriamente afetada pela procrastinação de apenas uma pessoa. Portanto, evite ao máximo deixar para depois o que pode ser feito agora.

Uma boa forma de evitar a procrastinação é usar a técnica pomodoro. Separando o tempo em intervalos de trabalho e descanso, fica mais fácil realizar as tarefas. É mais fácil realizar tarefas em curto prazo, sabendo que a recompensa — o descanso — chegará em seguida.

3. Não faça várias coisas ao mesmo tempo

Se você decidiu que vai fazer uma determinada tarefa naquele momento, dedique-se apenas a ela. Fazer várias coisas ao mesmo tempo não permite que o cérebro tenha foco e as tarefas acabam saindo mal feitas.

Além disso, ao fazer várias tarefas ao mesmo tempo, as chances de erros são grandes e nenhuma delas saem com qualidade. Assim, na verdade, ser multitarefa pode estar prejudicando a sua produtividade.

4. Aprenda a dizer não

Muitas são as pessoas que têm dificuldade em dizer não. Isso acontece por diversos motivos, mas o principal, é por medo de desagradar o outro. Esse tipo de situação acontece especialmente dentro das empresas.

Por exemplo, um funcionário que nunca diz não ao chefe por medo de ser demitido ou de nunca conseguir aquela promoção tão esperada.

A verdade é que, se você continuar dizendo sim para todos, não terá tempo de fazer as suas próprias tarefas e será visto por seus superiores como alguém irresponsável e pouco produtivo. Provavelmente, a sua promoção nunca chegará.

Viu que para fazer a sua gestão de tempo e a da sua empresa não precisa de muita coisa? Basta tomar boas decisões a respeito de como você gasta e organiza o seu tempo.

Quer mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter e receba todas em primeira mão!

4 estratégias de gestão de tempo para pequenas empresas

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *