Plano de ação: como usar a ferramenta 5W2H para melhorar os resultados

Plano de ação: como usar a ferramenta 5W2H para melhorar os resultados

Investir no crescimento da empresa é uma necessidade em qualquer instituição que queira ser reconhecida. Dessa forma, a responsabilidade dos gestores e das equipes exige que todos pensem no melhor plano de ação de acordo com os objetivos, qualificando os trabalhos internos e atuações externas.

Dentre os planos de ação mais certeiros, a ferramenta 5W2H é destaque quando o objetivo é gerar resultados nas equipes, tornando as metas mais próximas da realidade.

Para entender melhor a estratégia e como implementá-la no plano de ação, entenda um pouco mais sobre a 5W2H com algumas informações que separamos. Confira!

O que é a 5W2H?

Mesmo que a 5W2H possua um nome pouco intuitivo, seu desenvolvimento e aplicação são mais simples de entender, além de ser possível a adaptação dos pontos principais para diversos setores.

De forma resumida, a 5W2H é um plano de ação com objetivo de traçar etapas organizativas para que as metas sejam alcançadas, concluindo um passo de cada vez antes de seguir em diante.

Para que a estratégia seja bem realizada, há sete perguntas que devem ser respondidas pelos responsáveis do plano de ação, sendo 5 começadas com a letra W e 2 com H, originando o nome e popularidade do processo.

Como usar a 5W2H como plano de ação?

Para que o plano de ação funcione, é preciso seguir as 7 perguntas do 5W2H em ordem, questões que podem ser resumidas como:

What (O que?)

O primeiro W (What) serve para definir o objetivo de tal estratégia. Nessa primeira pergunta é necessário que o responsável foque na meta final para que o ciclo do 5W2H seja realmente eficiente e gere resultados.

Why (Por que?)

O Why deve ser respondido de acordo com as razões que fazem o What necessário, pontuando todos os motivos do plano de ação. Não é preciso filtrar o Why, mas vale ser sucinto e focar nos principais pontos.

Where (Onde?)

Where é basicamente os lugares em que a estratégia será aplicada. Essa questão pode ser direcionada para equipes, departamentos ou mesmo colaboradores individuais.

When (Quando?)

Responder o When exige definir prazos para todas as etapas do plano de ação, pontuando datas, entregas e tempo limite. Assim, é importante se programar e validar os melhores períodos com os envolvidos, garantindo resultados constantes.

Who (Quem?)

O Who define quem são os envolvidos e responsáveis de cada etapa, dividindo as atividades e, assim, separando os colaboradores e supervisores para cada momento. Nessa etapa é preciso conversar com os interessados e alinhar expectativas, garantindo cumprimento de prazos e tarefas.

How (Como?)

Depois de todo o planejamento pessoal e com a equipe, é necessário entender como começar a executá-lo, visualizando as etapas de desenvolvimento, administrativas e burocráticas, além das exigências para cada uma delas.

Plano de ação

How Much (Quanto?)

Por fim, o último passo é considerar o valor exigido para a execução do plano de ação e se há como iniciá-lo no momento, entendendo qual período é mais propenso para essas mudanças.

Vale lembrar que, para que a 5W2H dê certo, é preciso definir a estratégia geral da empresa, focando em um objetivo por vez. Para isso, é bom identificar todas as metas e criar prioridades, adequando o plano de ação de acordo com o momento da instituição.

Gostou de saber mais sobre a 5W2H? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber mais conteúdo de qualidade!

Plano de ação: como usar a ferramenta 5W2H para melhorar os resultados

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *