Gestão por competência: como extrair o melhor dos colaboradores

Gestão por competência: como extrair o melhor dos colaboradores

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, clientes cada vez mais exigentes e um mercado extremamente competitivo fazem com que buscas constantes por inovações sejam realizadas diariamente. Por isso, uma ótima forma de extrair o melhor dos seus colaboradores e administrar a sua empresa é a gestão por competência.

A fim de contribuir com o crescimento do seu negócio, separamos dicas valiosas para implantar essa gestão, que vão ajudar a tornar o seu ambiente de trabalho um local de alta produtividade e pronto para resolver os desafios do dia a dia.

Continue com a gente e saiba tudo sobre a gestão por competência!

Afinal, o que é gestão por competência?

Pelo termo já podemos imaginar que trata-se de profissionais que desenvolvem funções específicas. A gestão por competência não é apenas uma forma de administrar, mas sim, uma maneira eficaz de desenvolver talentos dentro da própria empresa.

A empresa é responsável por identificar as qualidades de seus colaboradores, afinal, cada membro da equipe tem competências, aliando assim, as tarefas no qual dependem daquele determinado profissional.

Como implementar na sua empresa

Para detectar as competências dos seus colaboradores, o método é dividido em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. São essas qualidades que vão definir o quanto o profissional está qualificado para exercer aquela função. Em cada uma são avaliadas os seguintes requisitos:

  • Conhecimentos: o que o colaborador conhece sobre a função e área que está exercendo, o conhecimento teórico.
  • Habilidades: o que o colaborador é capaz de fazer na prática.
  • Atitudes: o que o colaborador toma frente em fazer, a sua determinação e postura.

Sigas as duas dicas abaixos, sempre pensando nas três categorias, conhecimentos, habilidades e atitudes para começar a transformação do seu local de trabalho!

Treinamentos

Treinamento na empresa

Antes de selecionar os profissionais que serão encarregados com a liderança, ofereça treinamento a todos eles.

Os treinamentos não devem ser voltados apenas para a área de atuação do profissional, a ideia é que eles possam renovar suas habilidades e também conhecer outras, para que juntas, façam parte do desenvolvimento profissional e, também, pessoal.

Mapeamento

Com o mapeamento você vai conhecer melhor as habilidades que puderam ser captadas por meio dos treinamentos. Aqui vai entrar entrar o trabalho dos profissionais de recursos humanos que vão fazer uma análise para otimizar as habilidades e competências.

O setor de RH deve comparar os requisitos básicos para aquela determinada função com a qualidade e a competência do colaborador, avaliando, principalmente, os profissionais que já demonstraram maior qualificação para a tarefa. Assim, fica mais descomplicado de visualizar quem tem maior habilidade para gerenciar cada processo.

Essa organização, vai auxiliar nas novas contratações também, pois ficará tudo registrado o que cada função necessita como requisito, otimizando tempo e contratando os profissionais adequados para cada função.

É mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? Assim fica simples e descomplicado reconhecer quem são os colaboradores mais destacados e oferecer recompensas de acordo com os resultados. Isso é uma ótima maneira de motivar a equipe.

Agora que você já sabe como implementar e extrair o melhor dos seus colaboradores pela gestão de competência, que tal garantir a satisfação ainda maior dos seus profissionais? Acesse este blog post e confira!

Gestão por competência: como extrair o melhor dos colaboradores
Tags:                

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *