A diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo

A diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo

Nem sempre que pessoas se reúnem com um objetivo em comum elas estão de fato trabalhando em equipe. Muitas vezes, se trata de um trabalho em grupo em que cada um possui a sua função individualmente.

Estar em grupo não implica necessariamente em cooperar com todos os seus integrantes para o sucesso e é nesse ponto que o trabalho em equipe se difere. Nele, as pessoas cooperam entre si, desempenhando funções complementares, nas quais não se enxerga separação entre o individual e o coletivo.

Quer saber mais sobre a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo? Acompanhe o texto!

Trabalho em equipe x Trabalho em grupo

Podemos chamar de trabalho em grupo até mesmo uma linha de produção em que pessoas trabalham separadamente em seus setores e funções para entregar um resultado final. Trabalho em grupo é apenas o oposto de trabalho individual, ou seja, ele é feito em grupo, mas não necessariamente as pessoas estão em um modelo de colaboração mútua.

Já o trabalho em equipe mostra no próprio nome que ocorre uma união entre as pessoas, formando um verdadeiro time. Para isso, é preciso que elas compartilhem não só objetivos, mas valores e propósitos que criam laços e os motivem.

Isso não quer dizer que todos devam pensar da mesma forma ou agir igualmente, mas que aquilo que une uma equipe é sempre mais forte do que quaisquer diferenças que podem separar. Portanto, saber lidar com a diferença é uma tarefa constante para construir uma sincronia entre as pessoas da mesma equipe.

Como identificar uma equipe de verdade?

Uma equipe carrega algumas características que a diferenciam. Um dos aspectos principais desses times é o sentimento de confiança.

Confiar na sua equipe em vez de enxergar cada membro como um obstáculo para alcançar o seu objetivo ou, o mais comum, um concorrente, é requisito do trabalho em grupo.

Quando o sucesso do outro é visto como ameaça, não se trata de um time de verdade, pois neste o sucesso de um é necessariamente o de todos. Nesse aspecto, especialmente, a liderança desses grupos possui um papel fundamental.

Líderes e gestores de equipes devem saber transmitir aos seus liderados que objetivos pessoais e individuais não precisam ser deixados de lado quando se está em grupo, mas direcionados para objetivos maiores que envolvam todos.

Pegando um exemplo do esporte, quando um jogador de futebol perde um pênalti e o time perde, não se pode dizer que o atleta perdeu sozinho, mas que a equipe como um todo não criou causas e condições para que fosse possível a vitória, incluindo também o pênalti perdido.

Da mesma forma, no trabalho em equipe nas empresas as falhas e os acertos não são atribuídos ao indivíduo. Reconhece-se a responsabilidade pelo ato, porém, sem o peso de culpabilizar.

O principal no trabalho em equipe é utilizar sempre o aprendizado para o time evoluir como um todo, individual e coletivamente, partilhando informações, vivências e habilidades em busca de um objetivo comum.

A diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo
Tags:                        

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *