Entrevista de emprego: como conduzir um recrutamento eficiente!

Entrevista de emprego: como conduzir um recrutamento eficiente!

O processo de seleção de um novo colaborador é parte crucial do trabalho de qualquer administrador ou profissional de recursos humanos, afinal, é dali que saem os insumos para o sucesso ou fracasso de um negócio!

O material humano é o maior bem que uma empresa pode ter! São as pessoas que constroem trabalhos memoráveis e, por isso, é extremamente importante saber encontrar diamantes prontos ou para serem lapidados durante as entrevistas de empregos. Isso também serve para fugir das dores de cabeça que funcionários descontentes, ou em funções inapropriadas, trazem para os responsáveis.

Dessa forma, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a conduzir uma entrevista de emprego com sucesso e extrair tudo que precisa para encontrar o melhor profissional para sua empresa. Confira!

Prepare-se antecipadamente

Primeiro, esteja focado nessa tarefa. O momento da entrevista é somente para aquilo, sem interrupções. Outras coisas devem ser resolvidas em outras horas!

Também é muito importante que o entrevistador tenha estudado o currículo e reunido o maior número de informações do candidato antes do processo. Só assim conduzirá o momento com domínio das informações que precisa extrair ou, sabendo o que quer encontrar no profissional em questão.

Com essa preparação, além de saber exatamente onde vai chegar com a entrevista, o aspirante terá calma, pois falará sobre o que ele domina e isso o deixará mais confortável.

Todos devem estar à vontade

Para o representante da empresa, pode ser apenas mais uma tarefa diária, porém, para o candidato, é um momento muito importante e crucial para o seu futuro, ou seja, provavelmente, ele estará nervoso e ansioso.

Por isso, é muito importante que o responsável pelo processo acalme-o e transmita serenidade em todos os momentos. Ser rígido demais ou simpático ao extremo pode atrapalhar bastante!

Para extrair o necessário, é importante gerar boas conversas, portanto, o melhor é utilizar o bom senso e conversar naturalmente sobre interesses, experiência, rotina e ideias que tenham a ver com as informações que já foram reunidas durante a preparação.

Objetividade

Não precisamos chegar ao clichê do “tempo é dinheiro”, mas todos têm afazeres, rotinas e prazos. Portanto, quanto menos rodeios e conversas desnecessárias, mais assertivo será o processo e menos tempo tomará.

O entrevistador deve conduzir com perguntas diretas sobre as funções que o candidato desempenhará, sobre a sua experiência, sobre o que pensa da empresa e quais são suas aspirações.

Transparência

Por fim, o recrutador deve ser transparente do início ao fim, citando suas intenções, o que deseja encontrar e como tudo funcionará. É muito importante que o entrevistado saiba as informações salariais, quando o processo terminará e, assim que possível, receba um retorno, seja positivo ou negativo. Atitudes como essa, demonstram seriedade e responsabilidade por parte da empresa.

A felicidade mútua, de empresa e funcionário, se inicia no processo de contratação e a partir dali, se colhem os frutos do sucesso!

Entrevista de emprego: como conduzir um recrutamento eficiente!

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *