Foco na meta: dicas de como acabar com a procrastinação

Foco na meta: dicas de como acabar com a procrastinação

Procrastinar é um dos maiores problemas na hora de realizar um trabalho ou tarefa, seja aquele projeto da faculdade ou arrumar a mesa no trabalho. O ato de procrastinar é deixar algo para amanhã, adiar uma atividade para depois e assim sucessivamente.

Por mais que você chegue a um dia da data limite, passe a madrugada em claro e consiga entregar o que precisava, esse é um tempo sem qualidade, tanto para o trabalho quanto para você. O primeiro passo para se livrar desse costume é perceber que você é um procrastinador! A partir daí, vamos ajudá-lo no processo:

#1 Mais do que um hábito, um estilo de vida

O comprometimento com as suas atividades do dia a dia dita a produtividade nos seus afazeres. Adiar coisas com o famoso “amanhã eu faço”, aos poucos vira costume e procrastinar torna-se então um hábito.

Seja com o seu trabalho, estudos, sua casa, ou quaisquer outras áreas de sua vida, estar comprometido é começar a dedicar o seu tempo para as suas tarefas e começar a colher os seus frutos com qualidade. Repense como a sua vida está agora e liste o que deve ser priorizado.

#2 Defina metas possíveis e cabíveis

Quando tiver algo que precise fazer, pensar nas pequenas coisas para atingir a sua meta é comprovadamente mais eficaz do que ficar pensando na grande meta final e querer atingi-la sem focar no necessário.

Depois de definida a sua grande meta, liste as pequenas atividades que deve fazer no seu dia a dia para que obtenha a maior. Se fazer uma grande viagem para o Japão for o seu desejo, foque em cada dia estudar um pouco de japonês, separar tanto de seu salário por mês e o que mais for necessário para obter o que deseja.

Um livro é escrito uma página por vez, e ficar pensando na quantidade enorme de páginas a escrever só serve para travar o processo e deixar de lado o que se tem para fazer.

#3 Organização

Sim, você não pode fugir dela quando o assunto é produtividade e, especialmente, procrastinação. Isso porque um dos principais fatores que levam alguém a procrastinar é o grande número de afazeres e pendências; com esse grande fluxo, você acaba não sabendo o que fazer primeiro ou o que é mais importante.

Mas, como fazer isso?

  • Anote as suas tarefas
    Quando colocada no papel, as chances de você se comprometer com aquilo aumentam e a execução também.
  • Priorize por prazos
    Se existe uma pendência para amanhã, a conclua antes de tudo e faça o seu cronograma a partir daí.
  • Elimine as pequenas tarefas
    Tem 15 trabalhos, mas todos são fáceis e rápidos de executar? Tire um dia e foque completamente nos mesmos. Perder a cabeça com coisas pequenas só atrasa as maiores.
  • Desligue tudo ao redor
    Hora de trabalho é para trabalhar, não ficar se distraindo com WhatsApp, televisão etc. Uma hora bem focada é mais produtiva do que três horas com pequenas distrações que matam o seu tempo.

#4 Métodos para garantir a sua produtividade

Para mandar embora a procrastinação e aumentar a sua produtividade, muitos métodos já foram pensados. Separamos alguns para você:

  • Método de Pomodoro

Consiste em dividir as suas atividades com a ajuda de um cronômetro em blocos de 25 minutos (pomodoros), e em pausas de 5 minutos entre os blocos. Nesses 25 minutos, você se foca totalmente na atividade, esquecendo celular, e-mail e outras distrações. Nos 5 minutos de intervalo você pode mexer no celular, andar, fazer um lanche etc.

Trabalha com e-mail? Então, coloque a sua checagem no planejamento dos 25 minutos. A cada quatro blocos de 25 minutos, você faz uma pausa maior de 30 minutos.

  • Lei de Parkinson

Esta lei diz que se você tiver uma tarefa que leve 20 minutos para ser feita e tiver uma semana para entregá-la, você levará uma semana para completar. Sabe o ditado que diz que “se você quiser algo feito, dê para alguém ocupado”, isso porque uma pessoa ocupada tem menos tempo para fazer as suas coisas, consequentemente seu cérebro trabalha com mais foco naquilo que necessita ser concluído.

Que tal usar essa lei a seu favor?

Diminua os seus prazos: fará com que você crie o senso de urgência para terminar as suas tarefas. Mas, atenção! Demoramos um tempo até nos habituarmos a certas rotinas. Não desanime!

  • Método 5W2H

Esse método utiliza a criação de um checklist de atividades baseado em sete perguntas básicas de planejamento:

  1. What? – O que será feito?
  2. Who? – Por quem será feito?
  3. Why? – Por quê?
  4. When? – Quando?
  5. Where? – Onde?
  6. How? – Como?
  7. How Much? – Quanto custará?

Definir a importância das coisas e como elas serão feitas pode resolver muitos dos problemas que se seguem no caminho, como quando temos uma tarefa e não sabemos sequer por onde começá-la!

#5 Bola pra frente

Tinha uma meta e não conseguiu cumpri-la? Não deixe o desânimo e as sensações ruins acabarem com você. Errar é normal e falhar é extremamente natural, a diferença está em como decidimos lidar com o que acontece conosco.

Organização, comprometimento e proatividade são conquistados e podem ser polidos a qualquer momento. É só começar!

Foco na meta: dicas de como acabar com a procrastinação

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *