3 dicas para otimizar o RH da sua empresa

3 dicas para otimizar o RH da sua empresa

Setores que atuam operacionalmente já não são o suficiente: as empresas precisam e querem, mais do que nunca, equipes especializadas em pensar e agir de maneira estratégica. Automatizar tais processos passou a ser uma necessidade para que sobre tempo aos colaboradores.

Significado de ​otimizar

Fala-se muito sobre “otimização”. Este é um conceito que tem se tornado cada vez mais comum. Otimizar é sobre tornar algo ótimo, sobre melhorar, sobre aperfeiçoar para melhorar os resultados.

Nas empresas, com as mudanças que se colocam a cada dia, otimizar passou a ser rotina. Encontrar soluções para os pequenos problemas que afetam a produtividade e o crescimento da empresa também faz parte da otimização.

Evolução do setor

O Recursos Humanos como era conhecido anteriormente já não existe mais. A operacionalização de tarefas perdeu espaço para o planejamento e o desenvolvimento de estratégias, para o que conhecemos atualmente por Gestão de Pessoas.

Extrair o que de melhor uma equipe pode oferecer é principal objetivo do RH. Saber lidar com ideias diferentes, buscando unir o que cada um oferece de melhor, é uma arte que o profissional de RH precisa dominar.

3 dicas para otimizar o RH da sua empresa

Otimizar a equipe e fazer o setor evoluir: confira as principais dicas para tornar o RH mais produtivo, mais organizado e muito melhor!

 

  • Banco de horas

Com o ponto eletrônico instituído em empresas com mais de 10 funcionários há algum tempo, ficou mais fácil fazer um banco de horas. Com esse sistema, tornou-se viável mudar a forma com que se encara as horas extras; ao invés de pagá-las como era feito, é possível armazená-las para quando a empresa ou o funcionário achar válido compensar em uma folga ou afastamento.

Nesse formato, os funcionários ficam mais satisfeitos, pois as horas “guardadas” podem ser usadas para fazer alguma viagem ou até mesmo tirar um descanso para ficar com a família.

 

  • Banco de currículos

Uma das atividades mais importantes do setor de RH, o recrutamento e seleção, não precisa mais ser naquele antigo formato, onde demorava dias para encontrar um novo talento e consumia uma grande quantia financeira.

Atualmente, a melhor maneira de encontrar novos colaboradores, é criando um banco de currículos, no qual o tempo de espera para localizar o perfil desejado pela empresa torna-se quase nulo.

Uma boa dica para reunir estes currículos é através do próprio site da empresa. Inserindo o botão “Trabalhe Conosco”, milhares de candidatos extremamente qualificados conseguem chegar até a empresa com informações atualizadas e prontas para entrarem no processo de triagem.

 

  • Gestão de folha de pagamento

Com uma legislação tão complexa, toda atividade burocrática deve ser cuidadosamente pensada e executada. Optar por uma folha de pagamento online é dar boas-vindas ao futuro. Com mais segurança e agilidade, o sistema traz economia e dispensa banco de dados dedicado.

Para deixar a equipe de RH ainda mais concentrada em questões estratégicas, é possível automatizar essa atividade com serviços que compreendem desde a contratação até a rescisão contratual.

O mundo digital e a tecnologia transformaram drasticamente muitas etapas e processos dentro de uma empresa. Para conseguir a tão sonhada otimização desses fatores é essencial utilizar todas as ferramentas que se têm para aumentar a produtividade e atingir maiores resultados.

Para continuar a caminhada em busca da excelência do setor de RH, confira o post que preparamos com dicas para a melhora do planejamento diário nesse setor!

 

3 dicas para otimizar o RH da sua empresa
Tags:                        

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *