Conheça as consequências do uso excessivo do celular no ambiente de trabalho

Conheça as consequências do uso excessivo do celular no ambiente de trabalho

Estamos definitivamente conectados. A era da informação, da tecnologia e, principalmente, do acesso a internet via smartphone está entre nós e não existe hora ou lugar: é quase inevitável dar aquela atualizada no feed de notícias.

Mas, essa facilidade de acesso pode se tornar um problema se não for levado em conta o bom senso. Colaboradores que não desgrudam do celular podem ser demitidos por justa causa pelo uso excessivo do aparelho no ambiente de trabalho.

uso-celular-ambiente-trabalho

A Justiça do Trabalho passou, há algum tempo, a compreender que as empresas podem demitir o empregado que faz uso indiscriminado do aparelho e de aplicativos, como o WhatsApp. O desligamento do funcionário pode, inclusive, resultar em dispensa por justa causa, o que retira diversos direitos do trabalhador.

O que a empresa pode fazer

As empresas podem criar regras sobre o uso de aparelhos celulares, visando evitar a perda de produtividade. No entanto, as companhias não podem, por exemplo, impedir que o trabalhador faça ligações ou utilize o aparelho no horário de intervalo. Também não podem proibir o uso em casos de doença na família.

É recomendado também que as empresas, antes de demitir, exponham as regras de maneira clara, tirando as dúvidas que o colaborador possa ter. Além disso, notificações, advertências e suspensões podem ser adotadas de maneira a corrigir o problema. Por último, se o trabalhador não obedecer, se dá a demissão.

Leia também:
4 fatores críticos que impactam diretamente no recrutamento e seleção de pessoas
Contratação de colaboradores: é possível fugir da CLT?

Como o colaborador deve se portar

Assim como um motorista não deve utilizar o aparelho celular ao dirigir, o colaborador deve evitar utilizar o smartphone durante o expediente. Muito mais do que uma relação trabalhista, vale lembrar que a concentração e o foco para desempenhar as tarefas ficam comprometidos.

Não há dispositivos legais sobre a utilização do aparelho no trabalho, todavia, a Justiça destaca que durante o serviço, o tempo do colaborador é de posse da empresa; dessa forma, o empregado deve respeitar as regras.

Como a tecnologia pode ser aliada da produtividade

As empresas podem tornar o problema uma solução: sistemas, softwares e ferramentas online podem auxiliar na produtividade, extraindo o melhor da equipe de maneira prática e fácil.

Além de centralizar o registro de informações, a tecnologia permite a automatização de tarefas cotidianas, possibilitando que os colaboradores mantenham seus esforços em atividades que realmente importam e trazem resultados.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode melhorar o dia a dia da sua empresa? Confira: Comunicação empresarial: como integrar a equipe através da internet.

Conheça as consequências do uso excessivo do celular no ambiente de trabalho
Tags:

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *