Cultura organizacional: o que você pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho

Cultura organizacional: o que você pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho

Em cada ciclo que se inicia, a vontade e a energia para mudança se renovam. Novas atitudes pessoais e profissionais inspiram novos comportamentos e impulsionam pessoas e empresas em direção à evolução.

Não importa se você acabou de mudar de emprego ou se está na mesma empresa há bastante tempo: sempre há o que melhorar, o que fazer diferente, o que transformar na cultura organizacional. E, aliado a isso, há a necessidade da mudança como objeto de motivação, como impulsionamento para novos desafios e, consequentemente, melhores resultados.

Entendendo melhor o conceito de cultura organizacional

Antes de qualquer coisa, é imprescindível entender que não é possível definir cultura organizacional sem falar das pessoas, da equipe que compõe a sua empresa. Em suma: a cultura organizacional é resultado das relações criadas entre as pessoas, dos valores exercidos por esse time, pela convivência diária.

Ela é a tradução da identidade da empresa; influencia a forma como os processos são desenvolvidos. Observa-se que os membros mais antigos da equipe acabam, naturalmente, transferindo a cultura organizacional aos iniciantes.

Confira também:
Comportamento humano: como desenvolver a produtividade e bons relacionamentos
5 tarefas da Gestão Estratégica

3 dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Ao contrário do que se pensa, a cultura organizacional não é estática; sendo composta por pessoas, e considerando que pessoas mudam sempre, ela passa por transformações e se reorganiza constantemente.

Modificar o ambiente de trabalho auxilia no fortalecimento da cultura organizacional e principalmente motiva todos os envolvidos a melhorar seu desempenho e buscar melhores resultados no que fazem.

Gestão humanizada de pessoas

O bem-estar e a satisfação da equipe devem ser os pilares da gestão na empresa. Entender suas particularidades, suas necessidades, seus anseios, e aliá-los a práticas empresariais demonstra uma preocupação verdadeira.

Estabelecer um contato mais próximo, diariamente, conhecendo melhor cada membro que compõe a equipe auxilia a empresa a entender como ela pode atuar positivamente no dia a dia do colaborador.

Happy hour e confraternizações

Comemorações não devem ser exclusividade do fim do ano. A dica é torná-las recorrentes, desde simples encontros até a grande festa de Natal e Ano Novo. As pequenas conquistas diárias, a conclusão de projetos ou uma aquisição de cliente, por exemplo, são excelentes oportunidades para reunir o pessoal e celebrar.

Torne esses momentos ocasiões de troca de ideias, de socialização entre os membros, para que se conheçam cada vez mais e fortaleçam o espírito da cultura organizacional.

Estrutura para desenvolvimento de tarefas

Mais do que investir na própria empresa, oferecer as condições e a estrutura básicas é potencializar a produtividade da sua equipe.

Dessa forma, procure firmar um compromisso com investimentos em treinamento e sistemas que automatizem as tarefas e permitem que os colaboradores tenham tempo para focar em melhorias e ações que realmente impactem na rentabilidade da empresa.

Automatizando seu DP: conheça o DPPH!

Mais facilidade, mais organização, mais praticidade: o DPPH – sistema de folha de pagamento – é o parceiro ideal para a sua empresa ou escritório contábil organizar o setor.

Entre em contato e solicite um orçamento!

Cultura organizacional: o que você pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *