Auditoria interna: como ela evita problemas jurídicos e contribui para o crescimento da empresa

Auditoria interna: como ela evita problemas jurídicos e contribui para o crescimento da empresa

Muito mais do que finalizar tarefas e aumentar a produtividade, as empresas precisam de organização e planejamento interno para que mantenham a demanda em um patamar, visando à possibilidade de crescimento de maneira saudável.

As rotinas trabalhistas em especial, se não estiverem de acordo com o exigido pela legislação, podem gerar grandes problemas internamente e, também, juridicamente. Por isso, análises constantes sobre alguns processos dessa área são necessárias e podem proporcionar dados e informações importantes para a gestão da instituição.

O que deve ser checado?

Dentre os inúmeros processos do departamento pessoal, há alguns que merecem destaque e, portanto, requerem atenção mais frequente. Abaixo, você confere alguns deles e o detalhamento sobre a auditoria interna.

Férias, 13º, hora extra

Não é somente quando o colaborador entra em férias ou no fim do ano que esses cálculos devem ser analisados. Periodicamente, é importante que seja feito um mapeamento sobre os valores de férias, décimo terceiro e hora extra para verificar se está sendo obedecida a proporção para cada funcionário.

Além disso, se a empresa contar com colaboradores que recebem comissão, é essencial que esses cálculos observem a média de suas comissões nos últimos 12 meses.

Folha de Pagamento

O comprovante do pagamento do salário também precisa de acompanhamento constante para conferir se está tudo dentro do previsto.

As informações que constam nesse documento devem estar relatadas de maneira organizada e correta: auxílios, salário bruto, salário líquido, empréstimos descontados em folha, entre outros.

Histórico do colaborador

Todo caminho percorrido pelo colaborador precisa estar documentado de maneira prática e fácil. Qualquer alteração cadastral ou de função, não deve estar somente na carteira, mas, sim, em registros da empresa que possam ser acessados sem complicações.

Dessa maneira, checar frequentemente as questões sobre rotinas trabalhistas pode abonar a empresa de problemas futuros, além de garantir sua sustentabilidade.

Conte com a PH Softwares!

Para garantir a organização, o DPPH é o sistema ideal para o Departamento Pessoal da sua empresa. Ele oferece grande flexibilidade, domínio nos cálculos e emissão de relatórios de maneira prática e acessível.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Auditoria interna: como ela evita problemas jurídicos e contribui para o crescimento da empresa

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *