Planejamento anual: como engajar a equipe na elaboração

Planejamento anual: como engajar a equipe na elaboração

O fim de ano se aproxima e você, gestor, empresário, diretor, já deve estar com a cabeça em 2017, planejando, organizando e definindo ações para colher bons frutos no ano que se inicia.

Apesar da posição de liderança, planejar não é uma tarefa exclusiva de quem está à frente dos processos. Pelo contrário: ela deve ser compartilhada com os envolvidos para que se chegue a um documento mais rico e melhor elaborado.

Quando o assunto é planejamento, vale a máxima de que duas cabeças pensam mais do que uma. Além disso, ninguém melhor que a sua equipe – que está na prática, no dia a dia, que está inserida no processo e em contato direto com clientes e fornecedores – para elaborar o planejamento de maneira mais completa.

giphy

Mas, em tempos de rotinas aceleradas, grande demanda de trabalho e cansaço de fim de ano, torna-se um pouco mais difícil reunir a equipe e engajar os envolvidos nesse processo. Por isso, fazer desse momento uma oportunidade de interação, sem cair na rotina de “reunião”, contando com a participação ativa dos colaboradores, pode ser uma saída.

Dinâmicas

As melhores ideias acontecem em momentos de descontração e não sob pressão. Por isso, opte por dinâmicas que envolvam o grupo, com a utilização de materiais diversos, saindo do formato tradicional de reunião.

Cabe aqui também trazer as análises da equipe sobre o ano que passou, o que deu certo, o que precisa ser mudado, quais as sugestões. Essas informações são importantíssimas para o próximo ano.

Plataformas

O planejamento colaborativo também requer adaptação. Assim, disponibilize formatos diversos para interação: grupos fechados em redes sociais, formulários de pesquisa, documentos compartilhados.

A ideia é, posteriormente, juntar todos os dados e informações coletados para servir de base para a construção do planejamento.

Grupos

Se a sua empresa contar com um número expressivo de colaboradores, a dica é criar grupos ou comissões, dividindo as responsabilidades sobre o planejamento. E, para finalizar essa etapa, promover um evento com jantar para a troca de informações e desenvolvimento do planejamento.

A equipe precisa se sentir parte do processo, participando ativamente e reconhecendo como sua contribuição faz a diferença e impactará positivamente no trabalho que será realizado.

Confira também: 3 segredos para liderar equipes com sucesso e confiança.

Planejamento anual: como engajar a equipe na elaboração

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Um comentário para “Planejamento anual: como engajar a equipe na elaboração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *