4 fatores críticos que impactam diretamente no recrutamento e seleção de pessoas

4 fatores críticos que impactam diretamente no recrutamento e seleção de pessoas

A empresa cresceu, a demanda aumentou, a crise está sendo superada e aí surge a necessidade de ampliar a equipe: o RH entra em cena e inicia-se um processo de recrutamento e seleção.

O ciclo parece definido e óbvio, o que, aparentemente, tornaria tudo fácil e rápido de ser solucionado. Na prática, todavia, a teoria é outra: uma urgência (a contratação) que requer uma solução às pressas.

Daí, iniciam-se muitos problemas de pessoal comumente relatados pelas empresas: a rotatividade e a falta de coesão da equipe contribuem diretamente para que o processo tenha falhas e, por sua vez, os produtos e serviços não alcancem a excelência tão almejada.

pergunte

Por isso, estabelecer processos de recrutamento e seleção de equipes com base em fatores mais claros, que organizem as etapas e, acima disso, sejam bem sucedidos precisa ser uma prática constante na empresa.

Ansiedade

Problema recorrente global devido a um estilo de vida acelerado, a ansiedade pode afetar (e muito) a contratação.

A urgência de ver a vaga preenchida se sobrepõe à necessidade de preenchê-la com qualidade, de maneira assertiva, e isso impacta diretamente na empresa, porque acaba contratando alguém que não encaixa, de fato, na vaga, gerando um retrabalho de fazer novamente todo o processo.

Expectativa

A contratação de colaboradores é uma espécie de relacionamento; e, assim como os casamentos e amizades, é natural que as pessoas envolvidas criem expectativas sobre o que irá acontecer, de esperar mudanças e comportamentos que não são do perfil do outro.

Ao recrutar e selecionar, a lógica é a mesma: é preciso entender que o candidato, apesar de sua experiência e currículo, será inserido gradualmente no ambiente da sua empresa e não será do dia para a noite que ele se adaptará.

Tribo

As startups têm introduzido, no meio empresarial, o conceito de tribo; ou seja: é natural que os colaboradores que já fazem parte da equipe, muitas vezes, inconscientemente, não recebam de braços abertos o novo membro contratado porque ele não se encaixa no perfil do grupo, acontece, via de regra, um desalinhamento com a identidade organizacional.

Ouvir mais; perguntar menos

Sob o efeito do primeiro tópico desse texto, a ansiedade, alguns recrutadores acabam se empolgando e falando mais do que ouvindo. Vendem “o peixe” da empresa, ressaltando as vantagens e benefícios de fazer parte do time e esquecem que quem precisa falar é o candidato.

Afinal, com base em quais critérios se dará a análise de seleção se você não compreender seu candidato?

Recrutar e selecionar pessoas vai muito além de optar por habilidades, consiste em compreender uma necessidade e, através de planejamento, organização e fatores bem definidos, encontrar um perfil que não apenas se encaixe, mas que agregue ao contexto atual.

Quer saber mais sobre recrutamento? Então, confira: 5 fatores infalíveis para contratações de sucesso.

4 fatores críticos que impactam diretamente no recrutamento e seleção de pessoas

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *