Contratação de colaboradores: é possível fugir da CLT?

Contratação de colaboradores: é possível fugir da CLT?

O processo de recrutamento e seleção é apenas o início do vínculo estabelecido entre empresa e colaborador. O desejo é que a parceria seja duradoura e frutífera para ambos.

No entanto, é de conhecimento geral que um colaborador gera um custo alto para as empresas que, muitas vezes, não possuem estrutura financeira para mantê-lo. Por isso, uma alternativa é a implementação de parcerias, com modelos de contratação menos onerosos e, ainda assim, eficientes.

Veja também:

O que diz a CLT

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), considera-se empregado quem possui uma relação com a empresa, com base nos seguintes quesitos: habitualidade; dependência econômica; subordinação; pessoalidade e continuidade.

Esse conceito é o modelo tradicional de vínculo empregatício, do assalariado.

giphy

Outros modelos de contratação

Como alternativa, as empresas têm a sua disposição opções de estabelecer uma relação que exija menos investimento, mas que também permita a realização de um trabalho de qualidade.

Autônomo

Trata-se do trabalhador que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, ou seja, por conta própria, de forma eventual e sem habitualidade para uma ou mais empresas.

Representante comercial

Tipo de contrato que exige continuidade. Pode ser estabelecido com pessoalidade e exclusividade no produto e empresa representados.

Estagiários

Serviço caracterizado por estudantes do ensino regular, instituições de educação superior, de educação profissional, ensino médio. A contratação do estagiário é regida pela Lei no. 11.788/2008 e não pela CLT.

Em tempos de instabilidade econômica, essas são opções que podem contribuir na redução de gastos da sua empresa sem que a produtividade e a capacidade produtiva seja afetada.

Procurando um sistema para o Departamento Pessoal da sua empresa?

A PH Softwares tem a solução certa para você: o DPPH é um sistema completo desenvolvido para atender as necessidades do Departamento Pessoal. Oferece grande flexibilidade, domínio nos cálculos e emissão de relatórios para este departamento.

Ficou interessado? Clique aqui e solicite uma demonstração agora mesmo!

Contratação de colaboradores: é possível fugir da CLT?

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *