Empresas precisam, mais do que nunca, ser criativas e inovadoras e, para isso, é imprescindível contar com uma equipe que faça acontecer e que tenha esse perfil.
Mas, entender, na essência, os significados desses conceitos é o primeiro passo para implantar essa cultura de maneira efetiva. Para Mike Vance, da Walt Disney University, criatividade é a configuração do novo e a reorganização do velho. Em suma, trata-se de utilizar do novo ou do antigo para dar origem a uma proposta.
Inovação, por sua vez, trata-se de colocar em prática a ideia criativa que você teve e obter lucro com ela. Dessa maneira, considerando ambos os conceitos e relacionando-os, pode-se construir alguns cruzamentos e tirar algumas conclusões importantes.
Baixa criatividade e alta inovação
Aqui reina a réplica, a cópia do que já deu certo em outras empresas: inova-se no processo para baixar custos e, dessa forma, aumenta-se a renda.
Baixa criatividade e baixa inovação
Nesta instância, o que se sobressai é a estagnação: não se cria, não se inova, não há saída da zona de conforto.
Alta criatividade e baixa inovação
Apesar de terem boas ideias, as empresas e pessoas deste quadrante não colocam em prática suas criações e, muitas vezes, perdem oportunidades de alcançar o tão almejado sucesso.
Alta criatividade e alta inovação
Trata-se do real objetivo de qualquer empresa: ter boas ideias e colocá-las em prática. São caracterizadas pela perseverança e, principalmente, pela proatividade.
Conforme Berg cita em seu artigo, criatividade e inovação exigem trabalho; elas não gostam de indivíduos preguiçosos e sonhadores. Ter ideias criativas, é uma coisa; lutar por elas e torná-las realidade, é outra, bem diferente. Juntas, elas representam a garantia de sobrevivência e ascensão de pessoas e empresas. Isoladas, podem representar o fracasso delas.
Confira também: 3 segredos para liderar equipes com sucesso e confiança.
Com informações de Portal Contábeis.
Pingback: Planejamento anual: como engajar a equipe na elaboração | PH Softwares
Pingback: Cultura organizacional: o que você pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho | PH Softwares
Pingback: Planejamento diário no RH: como otimizar o tempo e aumentar a produtividade | PH Softwares