Criatividade e inovação: como aliar esses fatores na busca pelo sucesso

Criatividade e inovação: como aliar esses fatores na busca pelo sucesso

Empresas precisam, mais do que nunca, ser criativas e inovadoras e, para isso, é imprescindível contar com uma equipe que faça acontecer e que tenha esse perfil.

Mas, entender, na essência, os significados desses conceitos é o primeiro passo para implantar essa cultura de maneira efetiva. Para Mike Vance, da Walt Disney University, criatividade é a configuração do novo e a reorganização do velho. Em suma, trata-se de utilizar do novo ou do antigo para dar origem a uma proposta.

Inovação, por sua vez, trata-se de colocar em prática a ideia criativa que você teve e obter lucro com ela. Dessa maneira, considerando ambos os conceitos e relacionando-os, pode-se construir alguns cruzamentos e tirar algumas conclusões importantes.

Baixa criatividade e alta inovação

Aqui reina a réplica, a cópia do que já deu certo em outras empresas: inova-se no processo para baixar custos e, dessa forma, aumenta-se a renda.

Baixa criatividade e baixa inovação

Nesta instância, o que se sobressai é a estagnação: não se cria, não se inova, não há saída da zona de conforto.

Alta criatividade e baixa inovação

Apesar de terem boas ideias, as empresas e pessoas deste quadrante não colocam em prática suas criações e, muitas vezes, perdem oportunidades de alcançar o tão almejado sucesso.

Alta criatividade e alta inovação

Trata-se do real objetivo de qualquer empresa: ter boas ideias e colocá-las em prática. São caracterizadas pela perseverança e, principalmente, pela proatividade.

Conforme Berg cita em seu artigo, criatividade e inovação exigem trabalho; elas não gostam de indivíduos preguiçosos e sonhadores. Ter ideias criativas, é uma coisa; lutar por elas e torná-las realidade, é outra, bem diferente. Juntas, elas representam a garantia de sobrevivência e ascensão de pessoas e empresas. Isoladas, podem representar o fracasso delas.

Confira também: 3 segredos para liderar equipes com sucesso e confiança.

Com informações de Portal Contábeis.

Criatividade e inovação: como aliar esses fatores na busca pelo sucesso

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

3 comentários para “Criatividade e inovação: como aliar esses fatores na busca pelo sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *