3 segredos para liderar equipes com sucesso e confiança

3 segredos para liderar equipes com sucesso e confiança

A confiança é a base de tudo: na vida a dois, na convivência em família, nas amizades. É um dos pilares essenciais para a construção de relacionamentos fortes e duradouros.

Contudo, esse não é um sentimento construído da noite para o dia. Confiança exige comprometimento. É um envolvimento que vai sendo conquistado aos poucos, através de ações, atitudes e comportamentos, que geram a crença e a credibilidade em algo ou alguém.

Assim como na vida pessoal, relações profissionais também precisam da confiança para se manterem saudáveis e sustentáveis no ambiente corporativo. É através dela que se cria espaço para a cooperação, participação e contribuição entre gestores e colaboradores.

E essa é uma responsabilidade destinada, principalmente, aos líderes de equipes, que têm a missão de conduzir a empresa pelo caminho do sucesso. Afinal, quando os colaboradores sentem confiança no seu líder, tendem a segui-los e se deixar influenciar por eles.

Mas, quais são os pilares dessa relação de confiança entre líderes e colaboradores no ambiente profissional? É o que você confere no post de post. Continue a leitura!

1. Verdade e coerência

É através desses dois aspectos que um líder deve trabalhar para estabelecer o vínculo de confiança com sua equipe. Antes de confiar, o grupo precisa acreditar nele, reconhecer que é verdadeiro e coerente em suas ações.

Um líder que fala, promete e não cumpre com suas obrigações, certamente não conquistará o reconhecimento nem a confiança de seus encarregados.

2. Competência técnica

Antes de ser líder é preciso ser exemplo, demonstrando suas habilidades e competência técnica para desempenhar o cargo que exerce. Um líder que demonstra não estar preparado para tal função também tem poucas chances de ganhar seguidores em sua missão.

Aqui, a confiança também pode ser estabelecida como uma via de mão dupla, ou seja, o gestor precisa confiar na competência da sua equipe, que também deve acreditar no potencial dele para liderar.

Leia também: Qualificação da equipe: o fator imprescindível para alcançar o sucesso

3. Empatia e compaixão

Esses também são sentimentos fundamentais para liderar um grupo com sucesso e confiança. A compaixão e a empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – são a base para que se estabeleça uma relação de confiança no trabalho.

Líderes precisam, muitas vezes, se colocar no lugar do funcionário, demonstrando que também se importam com problemas pessoais que o colaborador possa estar vivendo, já que isso interfere diretamente nos resultados da empresa.

Colocar-no lugar do outro é saber ouvir, orientar e ajudar dentro da medida do possível para que certas situações possam ser resolvidas. Ceder um pouco, liberar o funcionário quando ele realmente precisa e se mostrar com uma “mão amiga” é o caminho para construir uma relação de confiança duradoura.

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