Fofoca no trabalho: como lidar com esse problema na equipe

Fofoca no trabalho: como lidar com esse problema na equipe

Um sussurro aqui, uma “informação extra” acolá e, quando você vê facilmente está instaurada a fofoca na empresa. Muitas vezes, nem começa dentro da companhia, basta um happy hour para extravasar o falatório.

As proporções que uma simples fofoca – inicialmente considerada inofensiva – ganham quando se trata do ambiente empresarial são imensuráveis. E, inversamente proporcional a isso, está a erradicação do problema, que parece não existir ou, ainda, se proliferar com facilidade.

Esse é um fenômeno constante que tende a surgir com mais força em momentos de crise ou descontentamento. É uma constatação que abala os gestores porque muitos acreditam, ingenuamente, que a fofoca só tem origem de situações ruins, esquecendo que qualquer motivo, seja pessoal ou profissional, pode ser assunto para a “rádio corredor”.

Analisando o panorama, verifica-se que não existe uma solução pronta para dar fim a esse problema. O que se pode fazer é trabalhar na adoção de medidas preventivas como as que listamos hoje, nesse post.

Transparência

Aplicar a comunicação integrada, esclarecendo informações em âmbito empresarial, reunindo os colaboradores para anunciar mudanças, por exemplo, é uma maneira de não criar possíveis especulações.

É claro que você, como líder, não é obrigado a falar de tudo que acontece na empresa. Mas, quando se tratar de assuntos de interesse geral, é importantíssimo que você repasse a informação, preferencialmente, a todos, ao mesmo tempo.

Ferramentas

Fofoca, basicamente, é um problema de comunicação; ou, da falta dela. Assim, todas as ferramentas que contribuírem diretamente para organizar o fluxo de informações, centralizando o anúncio delas, serão bem-vindas.

A comunicação interna perpassa todos os setores e processos e, por isso, precisa ser transparente e organizada, o que certamente contribuirá para a diminuição dos boatos.

Feedback

Procure não deixar dúvidas sem resposta. Isso pode dar margem a novas especulações. Seja positivo ou negativo, certifique-se de que as solicitações sejam resolvidas diretamente com os interessados.

Não deixar a bola “quicando”: ou seja, as perguntas e demandas precisam ser dirimidas para não gerarem mais “burburinhos”.

Gerenciar crises e estruturar a comunicação empresarial – além de organizar processos e equipes – permitirão o controle das fofocas, garantindo a saúde da empresa.

Quer saber mais sobre comunicação empresarial? Confira também: Comunicação empresarial: como integrar a equipe através da internet.

Fofoca no trabalho: como lidar com esse problema na equipe

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

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