Colaboração x competição interna: qual a melhor maneira de incentivar sua equipe?

Colaboração x competição interna: qual a melhor maneira de incentivar sua equipe?

Crescer juntos e contribuir diretamente para o sucesso da empresa: esse é o objetivo e, muitas vezes, o sonho de líderes e gestores para suas equipes.

No entanto, na prática, essa é uma realidade que não acontece exatamente dessa maneira. São muitos fatores – sejam externos ou internos – que influenciam nessa trajetória. Empresários de todos os ramos diariamente deparam-se com a difícil tarefa de decidir entre estimular a colaboração ou despertar a competição no grupo.

De fato, optar por duas vertentes extremas de liderança empresarial é uma decisão que exige bastante análise, dedicação e comprometimento. E, para isso, é importantíssimo, conhecer os pontos fortes e fracos de ambas para poder deliberar com sucesso.

Colaboração

Se você tem “apenas” 2 pessoas na sua empresa, você já possui uma equipe e isso significa que provavelmente você também já vivencia problemas internos, de maiores ou menores proporções.

Instigar a colaboração entre os membros, incentivando a troca de ideias constante para solução de problemas ou para a inovação de processos, atendimento, produtos e serviços.

Apesar de parecer promissora e ideal, essa iniciativa – se generalizada – pode levar o time a entrar em uma zona de conforto que impactará na redução do ritmo e provocando a desmotivação.

Competição

Por sua vez, a competição é a adrenalina correndo nas veias. É a pressão pelo destaque, pelo reconhecimento, pelo “quadro de funcionário do mês”.

Esse ambiente de “concorrência” – no qual, estabelecer-se como notório é essencial – torna-se propício para a novidade e a transformação, agregando valor à empresa e, principalmente, aos clientes.

Por outro lado, uma corrida desenfreada e desregrada não é nada saudável para o clima organizacional e, principalmente, para a qualidade do trabalho desenvolvido.

E então, qual escolher?

A resposta é simples: o meio termo entre as opções é o ideal! Estimular uma competitividade saudável, ao mesmo tempo que existe a inclusão dos membros na busca pela melhor solução é, sem dúvidas, o melhor caminho para as equipes.

Para o gestor, em especial, os resultados que serão colhidos, bem como o clima do ambiente, refletirão em mais produtividade, eficiência e bons frutos.

Gostou desse post? Então, confira também: Valorização da equipe: você realmente pratica na sua empresa?

Colaboração x competição interna: qual a melhor maneira de incentivar sua equipe?
Tags:            

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *