4 dicas estratégicas para tornar sua equipe mais produtiva

4 dicas estratégicas para tornar sua equipe mais produtiva

Contar com uma equipe de trabalho produtiva, eficiente e pró-ativa é o desejo de todo líder ou empreendedor. Mas, o que, de fato, você está fazendo para alcançar isso?

Todos os dias vemos no meio empresarial inúmeros gestores reclamando de suas equipes, seja pela falta de comprometimento, dificuldade de rendimento ou fracasso de resultados. O que muitos acabam esquecendo, no entanto, é que de nada adianta apenas falar.

É preciso agir. Uma equipe só será mais competente quando tiver em seu comando um líder que entenda que não se pode criar uma empresa mais produtiva, mas sim pessoas mais eficazes.

Quer saber como colocar isso em prática? Então, continua a leitura do post!

1. Planejamento

O primeiro passo para tornar sua equipe mais produtiva é avaliar e organizar a rotina de trabalho através de um bom planejamento. Os colaboradores precisam conhecer as tarefas a serem executadas e os prazos a serem cumpridos, através de prioridades estabelecidas.

A prática de definir outras prioridades no cronograma de trabalho ou atestar todas as tarefas como urgentes, acaba prejudicando, e muito, o desempenho da equipe.

2. Reconhecimento

Estabelecer metas é fundamental para estimular os colaboradores, mas, mais importante ainda é reconhecer o trabalho e, principalmente, as conquistas do grupo.

Para isso, uma boa dica é implantar um indicador de performance na sua equipe, conhecido como KPI (Key Performance Indicator). O objetivo é mostrar ao time o que está acontecendo: o andamento do trabalho através do número de vendas, o volume de horas extras ou o progresso de um projeto ao longo da semana ou mês.

3. Feedback

Além do reconhecimento nos acertos, a equipe também precisa aprender com os erros. Portanto, dê sempre feedback aos seus colaboradores quando uma tarefa não for executada conforme o planejado ou não obtiver o resultado esperado.

Lembre-se de que isso não é humilhar ou punir seus colaboradores e nem deve ser feito na frente de todo o grupo. Chame os envolvidos na tarefa para uma conversa sincera, mas tranquila e amigável, na qual o principal objetivo seja mostrar os erros e apontar os caminhos do acerto.

4. Comunicação

Nada disso funcionará sem uma comunicação eficiente e padronizada na sua empresa. Tanto para a delegação de tarefas quanto para comunicados oficiais ou outras atividades, é preciso definir uma forma clara e prática de se comunicar com seus colaboradores.

Isso ajuda a evitar principalmente desencontros das informações e burburinhos na famosa “rádio corredor” que podem acabar prejudicando todo o trabalho e desempenho da equipe.

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