Entrosamento, engajamento e união são fatores essenciais para qualquer equipe de trabalho que deseja alcançar o sucesso. Contar com colaboradores pró-ativos e comprometidos com o objetivos e metas da organização faz toda a diferença na conquista dos resultados.
Para que isso aconteça, contar com um bom ambiente de trabalho, baseado em relações de parceria e produtividade, é essencial. Mas, apesar de importante, isso nem sempre é fácil.
O que mais dificulta as boas relações no mundo corporativo são justamente os diferentes perfis de profissionais, com conhecimentos, expectativas e particularidades distintas. Um bom exemplo é o conflito de gerações, que tem chamado bastante atenção no meio empresarial.
Inovação x Resistência
O conflito de gerações acontece principalmente em empresas mais tradicionais e com vários anos de mercado, nas quais os cargos de gerência e liderança são ocupados por profissionais da chamada geração baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964). No entanto, suas equipes de trabalho contam com colaboradores mais novos e inovadores.
É aí que acontece o problema. A diferença de idade e, principalmente, de pensamentos acaba impedindo a evolução do trabalho em grupo e criando divergências na realização de tarefas.
Os mais velhos reclamam da inexperiência, da falta de comprometimento, foco e disciplina dos mais novos. Esses, por sua vez, criticam a resistência à mudança e o medo da modernização por parte dos mais experientes. E é justamente isso que leva ao conflito de gerações nas empresas.
Solução
Não há uma fórmula pronta que ensine organizações a lidar com o conflito de gerações, no entanto, alguns caminhos podem ser seguidos para reverter a situação. Entender o comportamento e as características de cada geração é o primeiro deles.
Somente depois de ter uma visão clara do assunto será possível buscar métodos e estratégias de trabalho que possam estimular o trabalho em equipe de forma bem sucedida.
Além disso, é preciso ter em mente que tanto uma, quanto outra geração, possuem aspectos positivos e negativos, que merecem ser trabalhados e fortalecidos. Treinamentos e capacitações em grupos, bem como orientações de coaching, são ótimas ferramentas para isso.
Por fim, vale destacar que é o líder o grande responsável por amenizar e controlar conflitos de gerações, levando sempre em consideração os princípios e valores da empresa que representa.
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