O que é e como lidar com o conflito de gerações nas empresas

O que é e como lidar com o conflito de gerações nas empresas

Entrosamento, engajamento e união são fatores essenciais para qualquer equipe de trabalho que deseja alcançar o sucesso. Contar com colaboradores pró-ativos e comprometidos com o objetivos e metas da organização faz toda a diferença na conquista dos resultados.

Para que isso aconteça, contar com um bom ambiente de trabalho, baseado em relações de parceria e produtividade, é essencial. Mas, apesar de importante, isso nem sempre é fácil.

O que mais dificulta as boas relações no mundo corporativo são justamente os diferentes perfis de profissionais, com conhecimentos, expectativas e particularidades distintas. Um bom exemplo é o conflito de gerações, que tem chamado bastante atenção no meio empresarial.

Inovação x Resistência

O conflito de gerações acontece principalmente em empresas mais tradicionais e com vários anos de mercado, nas quais os cargos de gerência e liderança são ocupados por profissionais da chamada geração baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964). No entanto, suas equipes de trabalho contam com colaboradores mais novos e inovadores.

É aí que acontece o problema. A diferença de idade e, principalmente, de pensamentos acaba impedindo a evolução do trabalho em grupo e criando divergências na realização de tarefas.

Os mais velhos reclamam da inexperiência, da falta de comprometimento, foco e disciplina dos mais novos. Esses, por sua vez, criticam a resistência à mudança e o medo da modernização por parte dos mais experientes. E é justamente isso que leva ao conflito de gerações nas empresas.

Solução

Não há uma fórmula pronta que ensine organizações a lidar com o conflito de gerações, no entanto, alguns caminhos podem ser seguidos para reverter a situação. Entender o comportamento e as características de cada geração é o primeiro deles.

Somente depois de ter uma visão clara do assunto será possível buscar métodos e estratégias de trabalho que possam estimular o trabalho em equipe de forma bem sucedida.

Além disso, é preciso ter em mente que tanto uma, quanto outra geração, possuem aspectos positivos e negativos, que merecem ser trabalhados e fortalecidos. Treinamentos e capacitações em grupos, bem como orientações de coaching, são ótimas ferramentas para isso.

Por fim, vale destacar que é o líder o grande responsável por amenizar e controlar conflitos de gerações, levando sempre em consideração os princípios e valores da empresa que representa.

Você também pode se interessar por: Como utilizar o intraempreendedorismo a favor da sua empresa.

O que é e como lidar com o conflito de gerações nas empresas

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *