Como administrar o tempo em 4 passos e torná-lo um aliado

Como administrar o tempo em 4 passos e torná-lo um aliado

“Eu queria ter feito aquilo, mas me faltou tempo…”. De longe, essa é uma das observações mais ouvidas onde quer que se vá.

As pessoas facilmente conseguem eleger inúmeras desculpas sobre o tempo e como ele, ao invés de “colaborar” tornou-se um vilão de projetos profissionais e de vida. A questão é que estamos trilhando o pensamento contrário: o problemas somos nós; não o tempo.

1º passo: mudança de posicionamento

Além dos conceitos subjetivos, administrar o tempo significa organizar as prioridades, saber o que realmente precisa ser feito e como equalizar as demandas de tarefas. Fácil falar, difícil fazer, certo?

Aprender a administrar o tempo é como entrar em um processo de reeducação alimentar: é preciso persistência, organização e muito comprometimento. No começo, a tarefa parece muito mais difícil do que realmente é. A impressão que temos é que impossível nos livrar das pequenas tarefas.

E aí é quase mais fácil continuar colocando a culpa na “falta de tempo” do que mudar o comportamento e assumir uma nova postura.

2º passo: faxina

Se você decidiu mudar sua forma de encarar sua relação com o tempo, já está na hora de fazer uma faxina nas suas prioridades e projetos. É o momento de deixar de lado o que não traz retorno – financeiro e pessoal – para retomar velhos projetos ou estabelecer novos rumos.

Para essa tarefa, vale elencar os prós e contras de cada um para saber o que é válido mudar, o que é importante deixar pra lá e o que realmente deve ser uma prioridade.

3º passo: reorganização

Depois da “limpeza”, é preciso reorganizar o que ficou. Esse é o momento exato pra dividir o seu tempo de maneira igualitária, inserindo, por exemplo, momentos para relaxar e períodos para pensar.

Esses intervalos de tempo são aliados da produtividade. Ao contrário do que se pensa, eles contribuem para decisões mais assertivas e ideias mais criativas.

4º passo: dizer não

Saber dizer não para a prioridade dos outros é crucial para fazer as pazes com o tempo. Não é pecado, não é o fim do mundo. É uma necessidade para não enlouquecer e não ter uma “recaída”.

Como uma terapia, a cada dia, esses passos precisam ser praticados, incessantemente, até que naturalmente seja incorporados à sua rotina e você passe a ver que o tempo não é o vilão da história: ele é o seu aliado para o sucesso!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Como administrar o tempo em 4 passos e torná-lo um aliado

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *