Auditoria contábil: o que é e para que serve

Auditoria contábil: o que é e para que serve

Manter uma empresa em funcionamento e de acordo com as legislações vigentes é uma obrigação de todo empreendedor. No entanto, essa não é uma tarefa simples porque envolve detalhes que, muitas vezes, podem passar despercebidos.

O olhar clínico de uma terceira pessoa – de alguém que não está envolvido diariamente e diretamente com a empresa – pode ser bastante útil para manter a legalização de processos e garantir o crescimento da instituição.

Entenda o que é Auditoria Contábil

Com o objetivo de encontrar possíveis falhas internas e sugerir uma solução para o problema, a auditoria contábil é o ramo que ratifica os registros contábeis e adverte eventuais situações de irregularidade.

Toda a empresa, independente de seu tamanho, pode contar com o auxílio de uma auditoria para “fiscalizar” seus documentos. Quanto mais cedo a empresa optar por contar com esse serviço, maiores são as chances de diminuir falhas e otimizar os resultados.

O que pode ser auditado?

Balanço patrimonial, resultados do exercício e da demonstração do fluxo de caixa são alguns dos registros que podem ser auditados e estão relacionados diretamente ao crescimento da empresa.

Sistemas contábeis x auditoria fiscal

Quanto maior o controle sobre processos, menores são as possibilidades de que a auditoria encontre problemas em seu trabalho. Automatizar a documentação de informações, centralizando sua organização, é uma iniciativa que contribui amplamente para esse controle.

Para isso, contar com um sistema contábil completo, fácil e seguro pode ser um investimento que, com certeza, renderá bons frutos a médio e longo prazo.

É preciso que a equipe de colaboradores compreenda que o trabalho da auditoria está longe de ser “o dedo apontado no nariz”, apresentando falhas.

O objetivo é exatamente outro: ser um apoio importante na resolução de situações problemáticas, evitando complicações com órgãos federais, estaduais e municipais.

Incentivar a equipe a se engajar nesse trabalho é essencial para o sucesso constante do seu negócio.

Gostou desse post? Confira também: RH e lucratividade: como tornar o setor mais rentável.

Auditoria contábil: o que é e para que serve

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *