5 tarefas da Gestão Estratégica

5 tarefas da Gestão Estratégica

As tarefas e a forma de desenvolver habilidades e competências têm sofrido grandes mudanças atualmente. As empresas se depararam com novos modelos de colaboradores e de processos e, então, têm precisado se reinventar para permanecer no mercado.

Dentre essas transformações, a Gestão Estratégica se apresentou como uma ferramenta bastante eficaz. Para muitos autores, formular estratégia significa planejar para fortalecer a posição da empresa no mercado em que atua, aprimorar a satisfação do cliente e atingir os objetivos de desempenho previamente estipulados.

Muitas são as tarefas que devem ser desempenhadas por um gestor, mas quando se fala em um planejamento de ações, podemos resumir as 5 tarefas da Gestão Estratégica.

1. Desenvolver a Visão Estratégica e a Missão

Se a sua empresa já possui Missão, Visão e Valores definidos, é hora de revê-los, analisá-los e verificar se eles estão de acordo com o que é almejado. Caso ainda não tenham sido definidos, esse é o primeiro passo.

Esses conceitos precisam representar o que a equipe almeja, o contexto externo e a atual situação da empresa. Estamos falando da identidade, do caráter do negócio.

2. Estabelecer objetivos

Só será possível alcançar a Missão, a Visão e os Valores definidos se isso estiver traduzido em objetivos claros. Eles serão o esqueleto do caminho a ser seguido e é tarefa do Gestor Estratégico dar andamento e monitorar esse trabalho.

3. Elaborar uma estratégia para atingir os objetivos

De posse das informações anteriores, torna-se possível elaborar uma estratégia de ações. Os gerentes devem ter “espírito empreendedor” para que suas estratégias consigam reagir às mudanças que ocorrem no ambiente, observando as tendências do mercado, e conduzindo sua equipe em busca de resultados.

4. Implantar e executar a estratégia

Os objetivos e ações elencados no início do trabalho precisam ser executados. A estratégia precisa ganhar um formato mais palpável através do trabalho de todos os membros. Essa tarefa, por se tratar da execução, exige mais tempo.

5. Desempenho, desenvolvimento e correções

Todo e qualquer planejamento de gestão não é um processo fechado e com fim determinado. O trabalho constante e o aperfeiçoamento das ações, assim como a análise de resultados parciais, garantem a qualidade e o andamento “correto” do trabalho.

Gerir estrategicamente uma equipe, mantendo-a em sintonia com as metas a serem alcançadas é mais do que uma habilidade: é um dom e, para tanto, é preciso muita prática e organização.

Confira também: Como avaliar a evolução do colaborador na empresa.

5 tarefas da Gestão Estratégica

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

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