Como utilizar o intraempreendedorismo a favor da sua empresa

Como utilizar o intraempreendedorismo a favor da sua empresa

Inovar para sobreviver! Essa tem sido a regra de muitas empresas e instituições diante de um cenário econômico cada vez mais difícil e de um mercado cada dia mais competitivo. A situação e o modo de comprar dos consumidores mudou, por isso, reinventar-se tornou-se fundamental.

Atualmente, aplicar o modelo de gestão baseado apenas no empreendedorismo já não basta. É preciso mais, é necessário ir além. É nesse contexto que surge o intraempreendedorismo: processo que ocorre dentro das organizações, independe de seu porte, a partir de ideias e sugestões dos próprios colaboradores.

Essa prática não busca somente gerar novos negócios para a empresa, mas também estimular outras atividades, como o desenvolvimento de novos produtos, soluções, serviços, tecnologias e estratégias que contribuam com o desenvolvimento da organização e o crescimento da equipe.

Quais os benefícios desse movimento?

O intraempreendedorismo está relacionado diretamente à motivação pessoal e profissional do colaborador. Ele abre espaço para opiniões e ações por parte dos funcionários, estimulando a proatividade e fazendo com que se sintam partes importantes do negócio.

Além disso, esse processo auxilia também na retenção de talentos da sua empresa, na otimização de recursos, na manutenção do capital humano e nos lucros e ganhos da sua empresa. São benefícios e vantagens para todos os envolvidos nessa prática.

Como colocar em prática na minha empresa?

O intraempreendedorismo não tem fórmula pronta ou manual de aplicação. Deve ser estimulado no dia a dia e na rotina de trabalho das equipes, de forma natural e autêntica. Uma missão para os líderes, que precisam atuar com um olhar atento para dentro da organização a fim de encontrar colaboradores que se destacam pela vontade de fazer mais e melhor.

Para incentivar essa prática, a empresa precisa ainda oferecer uma boa cultura organizacional. Investir em um ambiente favorável e aberto à conversa e ao diálogo entre colaboradores e gestores para que todos possam criar o futuro que realmente desejam.

É possível ainda realizar outras ações para promover o intraempreendedorismo na sua empresa:

  • Realize pesquisas de satisfação com os colaboradores;
  • Ofereça um canal prático e eficiente para sugestões;
  • Realize ações viáveis que podem melhorar sua empresa;
  • Dê feedbacks constantes para sua equipe;
  • Promova ações inspiradoras na empresa;
  • Implante um plano de cargos e salários;
  • Analise seu papel como líder.

É importante lembrar ainda que, diante de atitudes inovadoras de colaboradores, ideias positivas e projetos bem sucedidos ou não, o reconhecimento precisa acontecer. Demonstre ao funcionário a importância de sua atitude para o sucesso da empresa, incentivando-o a continuar.

Além disso, reconheça e, principalmente, valorize a iniciativa, promovendo a satisfação dos envolvidos na tarefa. Nem sempre aumentos de salários são necessários, é possível retribuir o esforço dos colaboradores também de outras formas. Para isso, vale inovar e usar a criatividade.

Confira também: Como avaliar a evolução do colaborador na empresa.

Como utilizar o intraempreendedorismo a favor da sua empresa

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *