Como avaliar a evolução do colaborador na empresa

Como avaliar a evolução do colaborador na empresa

Quem trabalha em setores como Departamento Pessoal e Recursos Humanos sabe que a avaliação de desempenho é umas das ferramentas mais importantes quando o assunto é gestão de pessoas. É ela que permite analisar a atuação de cada profissional e da equipe como um todo.

Através desse processo, é possível verificar se o comportamento individual e coletivo caminha ao lado dos valores e objetivos da empresa. O resultado da análise serve para que líderes e gestores tenham uma visão geral sobre a questão e possam pensar em melhorias, caso seja necessário.

Avaliar a evolução de um colaborador não é tarefa fácil, nem pode ser executado de um dia para outro. É um trabalho constante e que só surtirá efeito se for realizado de maneira efetiva. Não há uma formula pronta, no entanto esse trabalho pode ser realizado em três etapas:

Observe o comportamento diário

De nada adianta realizar uma avaliação dos colaboradores a cada três, seis ou 12 meses. Essa é uma tarefa que precisa ser realizada diariamente. Portanto, esteja sempre atento.

Observe o comportamento individual e em grupo, o relacionamento com a equipe, a postura profissional, o comprometimento com a empresa e os progressos. Não esqueça ainda de oferecer feedback constante aos colaboradores.

Identifique os problemas

Muito mais que acompanhar os colaboradores, é preciso também identificar problemas, com o intuito de resolvê-los e melhorar o trabalho e os resultados da empresa.

Ao perceber alguma falha no processo ou dificuldades entre a equipe, evite “sermões coletivos”. Uma diálogo (em particular) é sempre a melhor alternativa.

Converse

Por fim, a última etapa é: converse com seus colaboradores. Essa estratégia funciona como uma espécie de termômetro para avaliar os sentimentos do funcionário em relação à empresa e a satisfação pessoal e profissional.

Também é através dela que você poderá observar como ajudar o colaborador para que ele possa continuar crescendo e contribuindo com a organização.

Lembre-se, acima de tudo, de que a avaliação não visa punir ou demitir funcionários sempre que um problema for encontrado, mas, sim, buscar soluções e alternativas para solucioná-lo. Afinal, no que se refere aos colaboradores: é mais fácil mantê-los que encontrá-los.

Como avaliar a evolução do colaborador na empresa

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *