Se você conta com um software contábil na sua empresa, certamente já conhece os benefícios e vantagens que ele proporciona. Dados organizados, processos otimizados e mais facilidade no dia a dia da equipe são apenas alguns exemplos.
Mas, é claro que na prática os ganhos vão muito além, principalmente para quem trabalha no escritório ou nos setores de Departamento Pessoal e Recursos Humanos. É eles que garantem o funcionamento da empresa através dos processos mais burocráticos.
Para que isso aconteça, no entanto, uma coisa é essencial: o sistema precisa estar funcionando. Um software fora do ar, mesmo que por pouco tempo, pode representar um grande problema para sua empresa, não apenas burocraticamente, mas também na parte financeira.
O papel do suporte
É aí que entra um aliado muito importante: o suporte técnico. Um serviço ágil faz toda a diferença nessa história. É ele que vai garantir que a sua empresa não sofra grandes prejuízos em caso de falhas ou irregularidades no software.
E isso é uma coisa que você precisa ter em mente: em algum momento o sistema irá falhar. É utópico pensar que isso não vai acontecer, por mais atualizado e eficiente que ele possa parecer.
O que irá diferenciar e atestar a qualidade do serviço que você contratou é justamente o suporte.
Conheça a equipe
O primeiro passo para evitar estresse e incômodos é conhecer a equipe que oferece suporte ao sistema contratado por você. Profissionais especializados e com conhecimento na área garantem um atendimento eficiente na resolução de problemas.
Portanto, antes de assinar o contrato, leve isso em consideração. Converse com o fornecedor para conhecer a equipe e o método de suporte antes de enfrentar um problema. Certamente você estará ganhando (e muito) com essa atitude.
Busque referências
Não sabemos a dimensão de um problema, até não passarmos efetivamente por ele. Por isso, uma boa dica é buscar referências com outras empresas que utilizam o sistema.
Através de uma conversa é possível obter informações que ajudarão você a avaliar as condições do suporte. Lembre-se de que esse serviço não é um bônus da contratação do sistema, ele precisa atender as necessidades da sua equipe, visando à maximização do seu investimento.
Mantenha o contato atualizado
Se o sistema nunca apresentou problemas, melhor. Mesmo assim, mantenha sempre o contato com a empresa que o fornece atualizado. Números de telefone e, principalmente, endereços de e-mail podem sofrer alterações.
Certifique-se de que todas as formas de contato com o suporte se mantêm ativas e tenha sempre uma “carta na manga”, como um número de emergência em caso de necessidade!
Leia também: O que devo considerar ao escolher um sistema contábil para minha empresa?