3 dicas para promover a Saúde Ocupacional na sua empresa

3 dicas para promover a Saúde Ocupacional na sua empresa

Muito além de exames admissionais e demissionais, a Saúde Ocupacional é a responsável por garantir a integridade e o bem-estar físico e emocional dos colaboradores da empresa. É a área voltada à prevenção de doenças e problemas que podem surgir no local de trabalho.

Durante muito tempo foi considerada irrelevante para nas organizações, porém hoje é fundamental para o funcionamento das atividades e atuação da equipe. Dessa forma, contar com práticas constantes e um programa a longo prazo na área da Saúde Ocupacional é essencial.

Os benefícios não atingem apenas os empregados, mas também empregadores, afinal um ambiente saudável contribui diretamente com o bom desempenho e produtividade dos funcionários, influenciando diretamente nos resultados da empresa.

Promover a saúde do trabalhador na empresa não é uma tarefa difícil de ser executada, requer apenas organização e planejamento. Para te ajudar, selecionamos 3 dicas simples e prática. Acompanhe!

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Independente do tamanho ou área de atuação, uma boa forma de incentivar a saúde do colaborador é promover anualmente na empresa a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

A ação, que deve ser organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) juntamente com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), busca conscientizar os empregados sobre saúde e segurança no trabalho.

A ideia é que durante uma semana os colaboradores participem de atividades diversas voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Tudo buscando envolver a equipe na busca por um ambiente de trabalho mais seguro.

Ginástica Laboral

Programas de ginástica laboral têm apresentado excelentes resultados para empresas, pois ajudam a prevenir acidentes de trabalho causados, muitas vezes, pela falta de condicionamento.

Com a prática da atividade física estimulada pela empresa, no próprio local de trabalho, durante a jornada diária, busca-se fortalecer algumas musculaturas e evitar problemas posturais e lesões causadas por movimentos repetitivos ou esforços inadequados.

Além disso, oferece inúmeros outros benefícios: promove a sensação de bem-estar para o trabalho, combate doenças profissionais como o sedentarismo e ansiedade, melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência, incentiva a integração social e favorece o trabalho em equipe.

Campanhas de promoção da saúde

Campanhas contra a obesidade, tabagismo, alcoolismo, entre outras, são sempre pertinentes e podem ser realizadas com frequência pelas empresas, não apenas durante a Sipat.

Promover palestras, discussões e encontros sobre os temas é uma forma eficaz de mostrar que a empresa está preocupada com a saúde dos colaboradores e busca ajudá-los de alguma forma.

Por fim, lembre-se de que se sua empresa deseja alcançar o sucesso, o primeiro passo é garantir a saúde e bem estar dos seus colaboradores.

3 dicas para promover a Saúde Ocupacional na sua empresa

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *