RH e lucratividade: como tornar o setor mais rentável

RH e lucratividade: como tornar o setor mais rentável

O setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, sem sombra de dúvidas, vem passando por transformações em sua essência há algum tempo. O foco, que antes estava em simplesmente registrar o ciclo de vida dos funcionários, agora concentra-se em trabalhar as competências e habilidade em prol da produtividade.

Dessa maneira, a adesão a treinamentos, workshops, palestras, além de auxílio em graduações e especializações, também se tornou uma prática bastante comum e eficaz nas empresas. Temas como liderança, proatividade, iniciativa e relacionamento interpessoal saíram do papel e estão sendo desenvolvidas.

O impacto na receita da empresa

Todo esse trabalho – que leva tempo e dedicação tanto por parte do setor quanto do colaborador -, aos poucos, gera resultados que impactam não somente na produtividade, mas também, nos números da empresa.

Em uma pesquisa rápida, encontram-se diversos estudos que comprovam essa afirmação.

O relatório Creating People Advantage entrevistou mais de 3 mil profissionais de Recursos Humanos, em 101 países. Em uma maioria absoluta, observa-se a concordância de que as organizações que contam com um RH eficiente (e presente) têm impactos econômicos positivos muito maior do que outras.

Além do conhecimento

A oferta de profissionalização é somente a ponta do iceberg. Os bons gestores de pessoas ampliam muito mais a relação com os colaboradores através de fatores como comunicação, planos de cargos e salários, entre outros.

E os resultados?

Você deve estar se perguntando como essas medidas realmente refletem na receita da empresa. A resposta é um tanto simples: um colaborador preparado, com domínio do conhecimento, iniciativa em colocar novos projetos em execução e verificar, muito além de problemas, as soluções e, por fim, motivado, naturalmente produz mais e melhor.

Não é preciso ser um expert para entender o restante da lógica: quanto mais produção, maior a rentabilidade!

Gostou desse post? Então, confira também: Colaboradores: é mais fácil mantê-los do que encontrá-los.

RH e lucratividade: como tornar o setor mais rentável

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *