Colaboradores: é mais fácil mantê-los do que encontrá-los

Colaboradores: é mais fácil mantê-los do que encontrá-los

O sucesso de uma empresa depende de investimentos, estruturas organizacionais, planejamento estratégico e, acima disso, de colaboradores. Eles são a força que move uma empresa e representam muito mais que bens e serviços: são o capital mais importante de uma organização.

Mesmo diante de tamanha importância, poucas empresas reconhecem isso. Não investem em qualificação, não valorizam os funcionários e fazem pouca (ou, às vezes, nenhuma) questão de manter os colaboradores por um longo tempo.

Por isso, encontrar profissionais com 10, 15, 20 anos de “casa” é uma realidade cada vez mais difícil. O que muitas empresas não sabem, no entanto, é que é mais fácil, mais vantajoso e até “mais barato” manter do que encontrar novos colaboradores.

Isso porque um funcionário com certo tempo de empresa já conhece as rotinas, as práticas, os pensamentos e as ideologias da organização. Em uma cultura organizacional positiva, estará engajado com os projetos e contribuirá com o sucesso da empresa.

Saber encontrar e manter esses bons funcionários pode realmente fazer a diferença entre o triunfo ou o fracasso do seu negócio. Para isso, é preciso colocar em prática algumas atitudes. Descubra quais são elas nos itens abaixo.

Preze por um bom processo seletivo

Sua empresa só terá bons colaboradores se eles foram a escolha certa na hora da contratação, por isso, esse é um processo que precisa ser cuidadosamente pensado e executado. Mais do que realizar entrevistas e olhar currículos, é necessário analisar o perfil de cada candidato.

Durante a conversa, o encarregado pelo processo deve ouvir mais do que falar. Perguntas abertas, como “fale sobre sua experiência profissional” ou “como você é”, permitem verificar coisas essenciais, como postura, conhecimento da língua portuguesa (essencial em vagas de contato direito com o público), entre outras coisas.

Valorize os colaboradores

Quando empregado e empregador ficam satisfeitos com o trabalho, é um sinal de que a contratação foi bem sucedida. Um funcionário que desempenha uma atividade que gosta e consegue obter bons resultados com as tarefas realizadas, fica motivado por si só, produzindo mais e melhor.

Apesar disso, a valorização por parte da empresa também precisa acontecer e deve ir além do tradicional aumento de salário. A organização precisa demonstrar vontade em recompensar o bom desempenho do colaborador. Oferecer viagens, uma promoção de cargo ou o pagamento de cursos para qualificação são boas alternativas.

Zele por um ambiente agradável

Disputas internas, fofocas e intrigas desestimulam bons funcionários e levam muitos até a pedir demissão. Por isso, é fundamental zelar por um ambiente agradável. Acompanhe o dia a dia da equipe, esteja atento às atitudes dos colaboradores e ajuda a manter um clima bom.

Ser educado e gentil ao falar com os funcionários também contribui com um clima mais leve. Evite gritos, grosserias e brincadeiras de mau gosto com os trabalhadores, mesmo com aqueles que você tem mais intimidade. Busque tratar todos sempre da mesma forma.

Seja exemplo

Se você conta com bons funcionários na sua equipe, aproveite para aproximar-se deles e criar uma relação de confiança. Demonstre, através de atitudes e palavras, o quanto cada um é bom no trabalho que realiza e importante para o sucesso da empresa.

Lembre-se ainda de que para conquistar o envolvimento e engajamento do grupo você deve ser o exemplo. Mostre aos colaboradores o que fazer através do seu exemplo de funcionário ideal. Eles certamente buscarão inspiração em você para desempenhar as atividades e dificilmente abrirão mão de uma empresa que os reconhece, valoriza e incentiva.

Gostou do post? Então, curta, comente e compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Colaboradores: é mais fácil mantê-los do que encontrá-los

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *