4 dicas para não prejudicar a saúde com o excesso de trabalho

4 dicas para não prejudicar a saúde com o excesso de trabalho

Rotinas agitadas, acúmulo de tarefas, excesso de trabalho. Essa tem sido a realidade de muitas empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Na maioria das vezes, a demanda de serviços aumenta, mas a equipe diminui, principalmente em tempos de crise e redução de gastos.

Quem sofre com tudo isso é você (empregado e empregador) e a sua saúde. Além de transtornos como depressão e estresse, outras complicações como dores de cabeça e musculares, doenças de pele e problemas respiratórios podem surgir ou ser agravadas se você trabalhar demais.

Justamente em função de tanta correria, muitas pessoas acabam esquecendo que é a saúde a ferramenta principal para o trabalho. Sem ela fica difícil realizar as atividades, por isso é preciso tomar alguns cuidados.

Hábitos simples, que podem ser inseridos na própria rotina de trabalho, ajudam você a zelar pelo seu bem-estar. Nenhum deles exige grande mudança, muito menos compromete o seu trabalho, é mais uma questão de adaptação que, ao longo do tempo, trará diversos benefícios.

Atenção ao computador

Se você trabalha com o computador, a principal dica é não passar horas e horas seguidas na frente do equipamento. Evite também sentar muito próximo à máquina e procure fazer intervalos durante o expediente para descansar a visão. Com o tempo, o uso excessivo pode causar dores de cabeça, irritação e vermelhidão nos olhos, além de sensações de ardor e tremor das pálpebras.

Movimente-se

Tanto para quem trabalha em pé ou sentado, a regra é movimentar-se. Evite permanecer na mesma posição por muito tempo. Aproveite as pausas durante o expediente para fazer algumas caminhadas. Isso ajuda a reduzir as dores nas pernas e os problemas de varizes e vasculares mais sérios.

Hidratação é fundamental

Manter o corpo hidratado é fundamental para o desempenho no trabalho, por isso procure beber bastante água! O recomendado é ingerir, em média, 2 litros de água por dia. A prática ajuda a evitar a sobrecarga renal, auxilia a transportar nutrientes e a eliminar toxinas do organismo.

Faça uma PAUSA para o almoço

Como é o seu almoço? Você costuma realmente fazer uma pausa na hora das refeições ou continua em ritmo agitando, digerindo os alimentos e os problemas do trabalho? É preciso zelar pelo hábito de uma alimentação saudável e tranquila. No horário reservado para o almoço, aproveite para relaxar, desconectando-se do ambiente de trabalho!

Fuja de almoços apressados, à base de lanches ou comidas gordurosas e também o evite ficar a tarde toda sem comer. Opte por um cardápio balanceado no almoço e inclua barras de cereais, sucos ou iogurtes para os períodos entre uma refeição e outra.

Seguindo essas dicas, você certamente estará contribuindo para uma vida mais saudável e até mais produtiva no trabalho. É preciso apenas ter disposição para iniciar, então, vamos lá!

4 dicas para não prejudicar a saúde com o excesso de trabalho

PH Softwares

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