6 passos para organizar o seu Departamento Pessoal agora mesmo

6 passos para organizar o seu Departamento Pessoal agora mesmo

O Departamento Pessoal é uma das áreas mais importantes dentro de uma corporação. É a responsável por manter todos os setores “em ordem”, já que tem como obrigações básicas realizar o controle e a organização de questões que envolvem os colaboradores da empresa.

Seja para admissão de funcionários, pagamentos, controle de horas ou rescisão do contrato do trabalho, contar com um bom DP faz toda a diferença. Ele ajuda a companhia a conquistar um lugar de destaque, tanto diante dos funcionários como perante o mercado.

Uma empresa que “vai bem” com seus funcionários, realiza os pagamentos em dia e garante todos os direitos, tem chances muito maior de prosperar. Isso porque, o sucesso não depende apenas da vontade de líderes e gestores, mas do trabalho dos colaboradores.

Ter controle sobre todos os processos e tarefas do Departamento Pessoal é bastante trabalhoso, porém, fundamental. Pensando nisso, criamos uma lista com 6 passos para você organizar esse setor agora mesmo. Continue a leitura!

1. Tenha visão sobre os funcionários

Ter uma visão geral sobre o quadro de funcionários é o primeiro passo para obter controle sobre o Departamento Pessoal. Informações como data de contratação, salário e jornada de trabalho, por exemplo, precisam ser organizadas e disponibilizadas de maneira prática e eficiente.

2. Monitore as horas extras

Segundo uma pesquisa divulgada pela Catho no dia 5 de abril deste ano, 60,7% de 23.011 trabalhadores entrevistados fazem hora extra. A prática é comum em muitas empresas, por isso precisa se constantemente monitorada pelo setor de DP.

Isso vai permitir que o pagamento seja feito de maneira correta, sem que nenhum dos lados (empresa e funcionário) seja prejudicado. Não ter atenção a esse detalhe pode resultar em processos trabalhistas no futuro.

3. Organize a folha de pagamento

As horas extras são apenas uma pequena parte de tudo que precisa ser incluso na folha de pagamento. Diversos outros benefícios e encargos como Imposto de Renda e INSS fazem parte do documento trabalhista e precisam ser rigorosamente calculados para não ocasionar problemas.

Muitas empresas terceirizam o serviço de emissão da folha de pagamento a escritórios de contabilidade, mas se esse processo é feito pelo seu departamento, uma boa dica é prezar pela organização das informações para que os cálculos possam ser realizados sem maiores problemas.

4. Controle o período de férias

Todo colaborador tem direito ao período de férias após um ano de trabalho consecutivo na mesma empresa, podendo o empregador prorrogar o prazo para a saída em até 23 meses. Dessa forma, o DP tem um longo período para organizar e planejar a escala de férias dos colaboradores.

Isso precisa ser feito de forma antecipada para evitar “furos” no quadro de funcionários da empresa, não sobrecarregar colaboradores e não enfrentar problemas em função da ausência de determinado empregado.

5. Fique atento à rescisões

Se todas as outras questões envolvendo funcionários são burocráticas, as relacionadas à rescisão exigem um cuidado muito maior por serem ainda mais complexas.

Esse é o momento em que o funcionário deixará de ter um vínculo com a empresa e qualquer irregularidade tende a ser cobrada na justiça. Portanto, fique atento, veja e reveja os cálculos antes de dar por encerrada a demissão.

6. Conte com a PH Softwares

Anotações no livro de registro, planilhas e documentos já foram utilizados por muito tempo para controlar todas essas informações. Com a evolução da tecnologia, no entanto, programas e sistemas passaram a desempenhar muito bem esse papel.

Com o DPPH Folha de Pagamento, por exemplo, você consegue organizar essas e muitas outras informações sobre funcionários. Tudo de maneira prática e eficiente. Entre em contato e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

6 passos para organizar o seu Departamento Pessoal agora mesmo

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *