Carteira de trabalho: orientações e cuidados com o documento

Carteira de trabalho: orientações e cuidados com o documento

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento obrigatório para todo e qualquer cidadão que estabeleça um vínculo empregatício com alguma empresa, seja ela da área do comércio, indústria, agricultura ou doméstica. É ela que garante ao empregador atuar em conformidade com as leis trabalhistas e ao empregado, os direitos e benefícios sociais.

Mas, mesmo diante de tamanha importância, muitas vezes, a carteira de trabalho acaba sendo “maltratada”. O documento é jogado em algum canto da casa, sem a preocupação necessária e aí fica desgastado pela falta de cuidado, amassado ou rasgado. Além da parte “física”, é preciso também cautela com as informações e registros contidos no interior da carteira.

Uma CTPS que não esteja bem conservada pode barrar a contratação de um candidato a uma vaga de trabalho, invalidar o direito ao benefício do seguro-desemprego entre muitos outros transtornos. Para que você fuja desses problemas, separamos algumas dicas de orientações e cuidados para ter o documento. Veja só.

Orientações

A carteira de trabalho é um documento importante e oficial, por isso, os registros nela contidos precisam ser verdadeiros. Dados falsos ou omissão de informações podem resultar em crime de falsidade ideológica. Empregadores devem cumprir com seu papel e empregados precisam ficar atentos para garantir a veracidade dos dados.

A prática de não registrar o funcionário para que ele possa continuar recebendo o seguro-desemprego também é errada e pode resultar em crime de estelionato qualificado. Em casos como esse, tanto empregador como empregado podem ser punidos.

Itens que devem ser obrigatoriamente registrados no documento: início do contrato de trabalho, alterações de salários, mudanças ocorridas em função da data-base da categoria, período e pagamento de férias, mudanças de função e rescisão do contrato de trabalho.

Informações que possam prejudicar o empregado, como o motivo da demissão, por exemplo, não devem ser anotadas na carteira de trabalho. Em caso de ordem judicial para realização de alguma alteração, a empresa não deve mencionar o registro como solicitação do juiz.

Cuidados

A primeira dica para evitar problemas é tomar alguns cuidados na hora de guardar o documento. Diferente do CPF, Carteira Nacional de Habilitação ou RG, a carteira de trabalho não deve ser levada todo dia de um lado para outro. Portanto, deixe o documento em casa, em um local seco, arejado e que possa ser acessado com facilidade por você.

Quanto ao transporte do documento, seja para a contratação em uma nova empresa ou atualização no emprego atual, a recomendação é que a carteira seja levada em uma pasta ou saco plástico. Nunca no bolso da camisa ou da calça, por exemplo, onde ela pode ser facilmente danificada.

Outra dica é ficar atento a foto da sua carteira de trabalho. Se ela estiver muito antiga, descarte a hipótese de tentar colocar outra no lugar. Você estará invalidando a sua carteira. Nesse caso, a atitude correta é substituir o documento.

Em caso de perda

Perder a carteira de trabalho também pode render diversos tipos de transtornos para quem busca uma oportunidade de trabalho. O documento serve para cadastrar as informações necessárias na hora da contratação, como salário e função, e também para comprovar outras experiências profissionais.

Portanto, em caso de perda, mais do que solicitar a segunda via do documento, será preciso recuperar todas as informações de trabalhos anteriores. Cabe ao candidato voltar de empresa em empresa solicitando os registros novamente.

Gostou do nosso post? Então, curta, comente e compartilhe nas redes sociais!

Carteira de trabalho: orientações e cuidados com o documento

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *