Criatividade empresarial em tempos de crise

Criatividade empresarial em tempos de crise

Em um cenário político e econômico cada vez mais instável, com previsão de queda de arrecadação, alta de juros e instabilidade financeira, a chave para o sucesso está na capacidade de uma empresa criar e se reinventar. Afinal, em toda crise há uma grande oportunidade.

A ideia, de certa maneira, vai além dos padrões tradicionais de gestão empresarial. Líderes, coordenadores e gestores que buscam a mudança em tempos de crise costumam ser vistos como “aventureiros” e “audaciosos”. Por outro lado, são os primeiros a colher os frutos do sucesso.

Você, empresário, precisa ter em mente que a crise lhe oferece dois caminhos: o da lamentação ou o da inovação. É sua competência escolher por qual deles quer seguir, levando junto uma equipe, o nome e a história de uma marca.

Mas, antes de qualquer decisão, faça uma análise!

Se a crise chegou até sua empresa, é sinal de que algo está errado. Não apenas com o mercado, mas com a forma de gestão, administração e condução dos seus negócios. Por isso, antes de qualquer decisão ou atitude, faça uma análise.

Analise o mercado, os produtos e serviços oferecidos por você, os concorrentes e a demanda dos consumidores. Durante o trabalho, anote pontos fracos e, principalmente, fortes de cada item. A ideia é que o momento sirva de guia e inspiração.

Reserve um tempo para planejar

A crise deve ser interpretada como um estímulo para voltar a empreender e crescer, portanto planejamento é fundamental. Desenvolva um plano estratégico visando, por exemplo, os próximos 12 meses da sua empresa, simulando três cenários: estagnação, retração e evolução.

A ideia, através desse planejamento, é que você preveja situações e também as formas de lidar com elas, preparando-se para agir diante de qualquer circunstância. Nesse caso, a antecipação é sempre melhor do que a surpresa.

Repense o seu modelo negócio

Diante de uma crise, um boa aposta é repensar o modelo do seu negócio. Busque novas oportunidades, novos nichos para o seu produto ou serviço e novas visões sobre o mercado. Para isso, entenda o momento, o que ele demanda e qual a melhor forma de se beneficiar de tudo isso.

Não tenha medo de reinventar-se, mudar estratégias ou ações. Lembre-se de que o seu objetivo é enfrentar e superar a crise e, para isso, inovação e criatividade são fundamentais.

Aplique a mudança

Depois de analisar, repensar e buscar novas estratégias, é hora de aplicar a mudança, caso contrário, todo esforço para chegar até aqui terá sido em vão. O novo e o desconhecido costumam causar medo, mas é preciso ânimo, coragem e vontade de vencer para seguir em frente.

Aproveite a oportunidade para fazer a diferença e se tornar referência. Aproveite a crise e construa, realize, inove, execute e surpreenda!

Quer outras dicas para enfrentar esse tempo de crise? Então acesse “Como ser um líder de sucesso em tempos de crise“.

Criatividade empresarial em tempos de crise

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *