4 dicas para promover a satisfação da sua equipe sem pôr a mão no bolso

4 dicas para promover a satisfação da sua equipe sem pôr a mão no bolso

Um funcionário motivado e satisfeito é garantia de retorno para a empresa. A afirmação parece pretensiosa, mas é a mais pura realidade no ambiente empresarial. Por isso, promover um clima organizacional positivo, com as devidas condições de trabalho, não é mais um diferencial e, sim, uma obrigação.

Empresários, líderes e gestores precisam entender que o sucesso da empresa não depende apenas de seus trabalhos, mas da participação efetiva de toda equipe envolvida no projeto. Portanto, para que exerçam as atividades com empenho e dedicação, eles precisam sentir-se realizados em primeiro lugar.

Como vou garantir a satisfação da minha equipe?

Ao ler a pergunta acima, qual foi o seu primeiro pensamento? Aposto que muita gente respondeu a pergunta afirmando: aumento de salário. Engana-se, no entanto, quem pensa dessa forma. Nem sempre garantir a satisfação da equipe significa mexer nos cofres da empresa. É possível obter bons resultados apostando em outras táticas.

De acordo com o consultor de gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, autor do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”, existem cinco moedas de troca que podem motivar e garantir a satisfação de um profissional. A primeira, é claro, é a remuneração.

Porém, existem ainda outras quatro moedas disponíveis para os gestores que querem estimular os colaboradores sem recorrer ao financeiro da empresa. Para utilizá-las é preciso apenas conhecimento, sabedoria e boa vontade.

1. Conforto

Proporcionar conforto e segurança aos funcionários é uma ótima alternativa para quem quer estimular a equipe sem por a mão no bolso. Diante de um projeto ou trabalho desafiador, converse com o grupo e estabeleça algumas formas de recompensa como horas de folga, por exemplo.

Os funcionários certamente irão se empenhar para obter os benefícios e a empresa também vai sair ganhando com isso.

2. Aprendizado

Já falamos aqui no blog sobre a importância de investir em especialização para os funcionários. No entanto, se a empresa não tem verba para pagar cursos de pós-graduação ou treinamentos, uma boa alternativa é oportunizar ao funcionário o conhecimento de outros setores.

Trocar de atividade dentro da empresa, por um período determinado, além de ser uma alternativa sem custos, pode agregar, e muito, ao trabalho do funcionário e gerar ainda excelentes resultados e ganhos para toda equipe.

3. Reconhecimento

Aumento de salário ou promoção de cargo são as formas mais evidentes de reconhecimento. Porém, a prática de feedback e elogios constantes costuma funcionar muito bem nessa hora.

Acompanhar e elogiar o trabalho dos funcionários também não é uma medida que interfere no orçamento da empresa, portanto deve ser aproveitada por líderes e gestores. Tudo, é claro, de maneira sincera, caso contrário essa moeda de troca não irá funcionar.

4. Autorrealização

É cada vez mais difícil encontrar funcionários que realmente “vistam a camisa da empresa”. Muitos não sabem o que fazem, qual a sua real importância para a empresa e até mesmo que cargo ocupam. Nesses casos, a frustração do colaborador é inevitável.

Para trabalhar mais e melhor, o funcionário precisa conhecer a sua missão e o seu valor dentro da empresa. Perceber que integra uma equipe que realmente faz a diferença. O responsável por deixar isso claro e estimular a autorrealização dos profissionais é, novamente, o líder.

Através de atitudes diárias, como reuniões para apresentação de projetos ou delimitação de tarefas que ressaltem a importância e a responsabilidade do colaborador diante da atividade, é possível despertar esse sentimento. Uma prática simples em que todos ganham.

Descubra outras formas de melhorar sua equipe no post “Como sua empresa pode motivar seus melhores funcionários“.

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PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

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