Como diminuir os riscos de ações trabalhistas na empresa

Como diminuir os riscos de ações trabalhistas na empresa

Dados comprovam que nos últimos anos, as empresas têm sofrido cada vez mais com as ações trabalhistas, movidas por ex-funcionários insatisfeitos ou que alegam algum “problema não resolvido”.

No entanto, o que poucas empresas avaliam é que muitas desses processos poderiam ter sido evitados durante a passagem do funcionário pela empresa. Pequenas atitudes pontuais, mas que geram um sentimento positivo no colaborador, evitam que ele entre judicialmente contra a empresa.

O que a empresa e seus líderes precisam ter consciência é que uma política de reciprocidade com sua equipe pode evitar a ocorrência de inúmeros problemas após o desligamento dos funcionários.

Valorização e transparência

Um colaborador que se sente valorizado e que sabe o que está acontecendo com a empresa e, ainda mais, como está o andamento do seu trabalho, não tende a criar um “problema” após sair da empresa.

Valorizar o trabalho de cada um através da implementação de plano de cargos e salários, por exemplo, é uma boa forma de ganhar a admiração do funcionário. E, em decisão de demissão, é importante optar pela transparência acerca dos motivos que levaram a essa decisão.

Assessoria jurídica

Mesmo as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) correm os riscos de sofrer ações trabalhistas. Por isso, apostar e, principalmente, investir em medidas preventivas em caso de dúvidas é primordial.

Certifique-se de que sua empresa possui a assessoria jurídica de um profissional de confiança e, acima disso, capacitado para resolver essas questões.

Legalidade nos processos

Por fim, é essencial que sua empresa cumpra com o que está disposto na lei sobre os direitos dos colaboradores. Pagamentos, férias, décimo terceiro, exames periódicos são alguns exemplos do que a equipe de Recursos Humanos e também do Departamento Pessoal devem estar atentos para que tudo esteja em dia.

Lembre-se que um funcionário satisfeito e motivado, além de produzir muito mais, também torna-se um aliado.

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Como diminuir os riscos de ações trabalhistas na empresa

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

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