Dinâmicas de grupo: alternativas para motivar sua equipe

Dinâmicas de grupo: alternativas para motivar sua equipe

Manter uma equipe motivada é uma tarefa que exige trabalho, dedicação e análise constantes. O responsável principal é o líder, mas nada impede que qualquer membro tenha a iniciativa e proponha uma forma de motivar os colegas.

As dinâmicas são conhecidas no mundo empresarial por reunir equipes e extrair habilidades de seus membros. São práticas que quebram a rotina e contribuem com a motivação dos colaboradores.

Como escolher uma boa dinâmica?

A escolha da dinâmica está diretamente relacionada ao objetivo almejado. E, ainda, é possível adaptar dinâmicas já existentes de acordo com a realidade da empresa, do número de funcionários e de outros fatores.

É válido lembrar que as pessoas estão saturadas de dinâmicas com “pagação de mico” e forçadas e isso é um quesito que deve ser primordial na hora de escolher a atividade a ser desenvolvida.

Você deve ter em mente que o foco da dinâmica está sempre em aumentar o espírito de equipe, melhorar a comunicação e motivar os membros.

2 dinâmicas para trabalhar com a equipe

Para te ajudar na seleção de dinâmicas, abaixo, você confere 2 dicas de atividades, seus objetivos e como executá-las.

Dica 01: O que você parece pra mim?

Essa dinâmica é realizada com o objetivo de estreitar as relações entre os membros da equipe para que, em possíveis conflitos, ao conhecer melhor a outra pessoa, seja mais fácil solucionar as situações.

– Materiais: fita crepe, canetas hidrocor e papel cartão.
– Como fazer: inicie colando um cartão nas costas de cada participante, grudando-o com um pedaço de fita crepe. Depois, cada pessoa deve escrever uma qualidade da pessoa e um defeito ou característica que merece ser trabalhada. Ao final, todos os integrantes conversam sobre as coisas que foram escritas e discorrem sobre o que podem fazer para melhorar.

Dica 02: Amigo secreto

Nessa atividade, princípios como confiança, motivação e comprometimento são valorizados.

– Materiais: objeto pessoal.
– Como fazer: solicite ao grupo que traga de sua residência qualquer objeto que tenha um grande valor emocional. No dia marcado, faça um sorteio, simulando um amigo secreto para a troca de objetos, que devem estar expostos em uma mesa para retirada.

O líder deve estabelecer um período para que cada um guarde o objeto do outro com muito zelo e troque bilhetes, motivando-os a descobrir segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, os pertences serão devolvidos a seus donos e cada um deve contar a seu colega o que descobriu do outro a partir do objeto, destacando o cuidado especial que teve com o objeto.

Gostou desse texto? Tem outras dicas de dinâmicas? Faça seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

Dinâmicas de grupo: alternativas para motivar sua equipe

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *