4 dicas para você avaliar o desempenho da sua equipe

4 dicas para você avaliar o desempenho da sua equipe

Grandes, médias ou pequenas, a maioria das empresas precisa da ajuda de colaboradores para dar conta do trabalho, afinal há sempre o que fazer. Mas, muito mais importante do que distribuir tarefas e realizar cobranças, é avaliar o desempenho da equipe.

Analisar o trabalho de seus colaboradores, o comportamento e a atuação do grupo como um todo é essencial para prosperar no mundo dos negócios. Só que essa avaliação, inúmeras vezes, acaba sendo deixada de lado por líderes e gestores de empresas.

O motivo principal: o medo de encarar as situações. Porém, é preciso lembrar que “depois da tempestade vem a bonança”. Avaliar o desempenho da equipe, com certeza, trará novas medidas e resultados satisfatórios para a empresa, mas antes de chegar a isso é preciso percorrer um longo caminho.

Faça acompanhamentos constantes

Estar mais presente na empresa é fundamental para conhecer e acompanhar o perfil e a evolução de cada colaborador. Você pode até contar com a ajuda de um “braço direito” na empresa para receber feedback sobre o trabalho dos funcionários, mas nada como a sua própria avaliação.

Uma boa dica para essa tarefa é utilizar uma espécie de diários dos colaboradores. Anote os pontos positivos e negativos de cada um deles, assim fica mais fácil ter uma visão geral do papel desempenhado pelo trabalhador.

Interaja com a equipe

Estar presente para avaliar os funcionários não significa ficar à espreita, espionando-os. Isso precisa ser feito de uma maneira natural, sem intromissões desnecessárias no trabalho dos seus colaboradores, pois pode acabar gerando um clima desconfortável.

Aproveite o momento de avaliação para interagir e conversar com a equipe. Essa prática proporciona criar uma relação de proximidade e é muito mais fácil dar um parecer sobre a pessoa quando se convive com ela.

Repasse feedback das avaliações aos colaboradores

As avaliações de desempenho são essenciais, mas mais importante ainda é repassar os retornos obtidos com o trabalho aos colaboradores. Essa etapa é importante porque funciona como um mecanismo de motivação para a equipe.

Os funcionários que executaram um bom trabalho serão reconhecidos e aqueles que devem melhorar o desempenho poderão contar com a ajuda de outros colegas para melhorar a execução das atividades.

Não aponte apenas problemas, mas também soluções

De nada vai adiantar indicar apenas os aspectos negativos do colaborador, enchendo-o com informações pessimistas. Para realizar essa tarefa com sucesso, aponte, ao menos, uma maneira de ajudar o funcionário a solucionar o problema ou melhorar o desempenho.

Essa atitude traz ainda mais resultados positivos para você, o colaborador e sua empresa.

Gostou do nosso post? Quer melhorar ainda mais seu desempenho? Então leia também “Como ser um líder de sucesso em tempos de crise“.

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PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

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