Como sua empresa pode motivar seus melhores funcionários

Como sua empresa pode motivar seus melhores funcionários

Funcionário motivado trabalha mais e melhor. Produz e contribui diretamente para o crescimento da empresa. Essa afirmação, no meio empresarial, é uma verdade absoluta, mas pouco praticada.

No dia a dia, torna-se um pouco mais difícil estabelecer uma prática de motivação de colaboradores. Com a correria de tarefas e prazos a cumprir, muitas vezes, o elogio e a “bonificação” ficam em segundo plano.

Com o agravante do atual período de instabilidade econômica, é ainda mais comum que a “rádio corredor” ganhe espaço na empresa e os boatos e burburinhos acabem por desmotivar a equipe. Por isso, muito mais do que reconhecimento, é preciso tomar iniciativas concretas que demonstrem o quanto o colaborador é importante para a empresa.

Abaixo, você encontra 5 exemplos de ações que, com certeza, motivarão seus funcionários e trarão um novo entusiasmo à equipe.

1. Premie as boas iniciativas

Sim, sabemos que a crise chegou e com ela o corte de gastos. Mas, encare essa ação como um investimento. Premie as ações que realmente são inovadoras e que fazem a diferença depois de implementadas.

Sobre o tipo de prêmio, fica a cargo da sua escolha: opte por algo que faça a diferença para quem o recebe como um jantar, almoço ou algo que ele usa no dia a dia.

2. Invista na formação

Cursos, treinamentos e workshops contribuem diretamente para a atuação específica e profissional do funcionário.

Se você sentir que o colaborador está realmente interessado em se aprimorar, dê a ele a chance de participar desses eventos para que perceba que você aposta nele e quer que ele cresça juntamente com a empresa.

3. Estabeleça parceria com o comércio local

Você pode criar uma parceria com alguns estabelecimentos comerciais locais para que seus funcionários tenham descontos em produtos e serviços. Isso funcionará como estímulo para que ele deseje permanecer na empresa, ofertando um bom desempenho.

4. Lanche coletivo

Semanalmente (ou em uma frequência “ideal”), ofereça um lanche coletivo à equipe como uma forma de agradecimento pela dedicação e esforço. Ressalte como cada um é importante no processo e que cumpre um papel fundamental no sucesso da empresa.

5. Flexibilize o horário

Permita que o bom funcionário chegue atrasado 1 hora ou saia 1 hora antes, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Sem cobranças, sem culpa. Com certeza, ele agradecerá o bônus e se doará ainda mais no que fizer.

Quer motivar ainda mais seus colaboradores? Leia nosso post “Comunicação corporativa: a importância do diálogo na rotina empresarial“.

Como sua empresa pode motivar seus melhores funcionários

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *