Conheça as principais rotinas de um Departamento Pessoal

Conheça as principais rotinas de um Departamento Pessoal

Contar com um bom departamento pessoal faz toda a diferença em pequenas, médias ou grandes empresas. Ele é o responsável por garantir a organização e a manutenção do quadro de funcionários, controlando os mais diversos processos burocráticos que envolvem desde a contratação de novos colaboradores até os processos de desligamentos.

Um pouco diferente da área de Recursos Humanos, encarregada principalmente do clima organizacional e da parte estratégica, o setor de DP cuida de atribuições mais burocráticas. No entanto, também tem a responsabilidade de mostrar para a equipe que o local de trabalho funciona de maneira organizada e estruturada.

Em diversas corporações, esse departamento tem sido terceirizado por escritórios de contabilidade, que ficam responsáveis por executar tarefas ligadas à legislação trabalhista. No entanto, muitas outras ainda contam com um setor interno e uma equipe própria para desenvolver o trabalho.

As tarefas a serem realizadas são muitas e por mais básica que seja, a estrutura de um Departamento Pessoal tem diversas incumbências. Para que você conheça todas elas, organizamos uma divisão fácil de ser entendida. Acompanhe!

Setor de admissão

O setor de admissão é o encarregado por cuidar de todo o processo de contratação de novos funcionários para a empresa, seguindo os critérios jurídicos e administrativos. Em muitas empresas, cabe também a esse setor o papel de recrutamento e seleção de novos colaboradores, além de adequações de cargos e devidos registros trabalhistas.

Setor de controle

É através desse setor que são realizados os processos burocráticos envolvendo folha de pagamento, controle de horas, pagamento de férias e 13º salários e ainda outros benefícios como comissões. Além disso, também é o responsável por taxas, impostos e contribuições referentes aos colaboradores. É um departamento que envolve inúmeros cálculos e, consequentemente, muita atenção.

Setor de demissão

O setor de demissão é o encarregado pelo desligamento do funcionário e pelo processo de conclusão do contrato de trabalho junto aos órgãos oficiais como Sindicato, Justiça do Trabalho, entre outros. Cabe também a esse setor apurar os motivos de saídas de colaboradores como forma de controlar processos internos.

Em muitas empresas essas três habilidades são realizadas em setores diversos, porém, em muitas outras a realidade encontrada não é exatamente essa; todos os processos são feitos por poucas pessoas. Mas, independente disso, o importante mesmo é conhecer e saber colocar em prática todas as atribuições de um setor de Departamento Pessoal.

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