Como ser um líder de sucesso em tempos de crise

Como ser um líder de sucesso em tempos de crise

2015 terminou, janeiro passou “voando”, mas ela continua lá: a temida crise. É tanta gente falando sobre isso que muitas vezes o assunto pode parecer chato ou assustador, porém não há como fugir. Essa é a realidade enfrentada por muitas empresas e gestores nos últimos tempos.

Em meio a um cenário cada vez negativo, não é difícil encontrar líderes de corporações escondidos atrás de mesas e computadores, sufocados por preocupações, à espera de um “milagre”. Uma postura que não contribui em nada com a situação.

Em tempos de crise, os líderes precisam estar visíveis, abertos e engajados com toda equipe, para que os efeitos da situação possam ser minimizados e revertidos de forma eficiente e tranquila. De nada vai adiantar cruzar os braços, é preciso ter atitude.

Seja engajado e atue na linha de frente

A comunicação é um dos segredos de um bom líder e em momentos como esse precisa ser utilizada com frequência. Você deve estar engajado com sua equipe, conversar com os colaboradores e atuar na linha de frente da “batalha”, não na retaguarda.

Fugir de conversas e esclarecimentos ou não estar presente em comunicados de demissões, por exemplo, é um verdadeiro “tiro no pé”. Mostre-se ao grupo e discuta abertamente os problemas, lembrando sempre de liderar a partir do próprio exemplo.

Contagie os colaboradores

Se a empresa estiver enfrentando uma fase ruim, a desmotivação dos funcionários certamente estará incluída nela. É sua responsabilidade, nesse momento, contagiar os colaboradores com atitudes positivas para que a empresa possa superar os problemas e dificuldades.

Analise o cenário, visualize formas de superação e ações futuras. Comunique tudo isso com clareza e convicção, inspirando os colaboradores a vencer as dificuldades. Você é o líder e não pode perder a fé na capacidade de superação da sua equipe.

Se você acreditar nisso e transmitir o pensamento com confiança e firmeza, certamente seus funcionários serão contagiados.

Empenhe sua equipe para atuar junto com você

Prever todos os problemas ou pensar em todas as soluções nem sempre é possível. Por mais forte que você se mantenha, em algum momento isso afetará a sua autoestima e o desânimo pode bater à porta. É nessa hora que uma equipe empenhada faz toda a diferença.

Muitas ideias e respostas eficazes podem partir dos próprios colaboradores, você só precisa encorajá-los a fazer isso. Converse e extraia o que há de melhor em cada um deles, detectando habilidades e talentos diferenciados em cada um.

Se você é um líder e a crise ainda não chegou até sua empresa, seja pró-ativo e se antecipe. Essas atitudes não devem ser desempenhadas apenas em situações críticas. Lembre-se: tempos difíceis não criam líderes, apenas os revelam.

Como ser um líder de sucesso em tempos de crise

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *