Comunicação empresarial: como integrar a equipe através da internet

Comunicação empresarial: como integrar a equipe através da internet

Sem dúvida: estamos no auge da era digital. Em uma época em que tudo está a um clique (ou touch), na palma da mão. Muito além do entretenimento, essa tendência está adentrando o ambiente empresarial e contribuindo com o dia a dia das empresas.

Os profissionais responsáveis pelo RH e que vivem as rotinas do Departamento Pessoal já sentem essa mudança através dos softwares contábeis, que possibilitam a automação das tarefas diárias. São diversas funções que otimizam o tempo de gestores e colaboradores, que podem se atentar, por exemplo, em buscar novas alternativas para suas empresas.

Tudo isso, mesmo que indiretamente, acaba influenciando na forma de se comunicar da equipe. Algumas optam por realizar mais momentos presenciais com os membros do setor, para expor ideias e unir opiniões. Outros, no entanto, acabam por seguir o fluxo e utilizar a internet com o objetivo de melhorar a troca de informações.

Conhecendo as tecnologias

O trabalho home office também tem ganhado força e, com isso, é muito comum que funcionários desempenhem suas atividades diretamente do conforto de sua casa ou, ainda, de outro ambiente. Por isso, aplicativos, serviços de mensagens gratuitos ou pagos e sites como as redes sociais também já podem ser encontrados nas empresas.

Há muitas opções no mercado. Skype e WhatsApp são alguns exemplos que possuem diversos recursos como troca de arquivos (imagem, vídeo, áudio). É importante que cada setor estude as alternativas e verifique aquela que me melhor se encaixa no perfil dos colaboradores.

Mas, e a procrastinação?

Para quem não conhece o termo, procrastinar se refere ao ato de adiar as tarefas importantes a serem feitas. A procrastinação geralmente vem acompanhada de acessos a portais de notícias, sites de humor ou redes sociais.

Uma pausa no expediente, de 5 a 10 minutos, não é uma procrastinação. O problema é quando a pausa se estende para 1 hora ou até mais. É claro que se a tecnologia não for usada com bom senso e cuidado, se tornará um grande obstáculo ao invés de uma aliada.

É preciso que a equipe entenda que a virtualização da comunicação vem para agregar o trabalho, para facilitar a tomada de decisão e para otimizar o tempo dos processos. Assim, deve ser usada estritamente para contato interno (ou, no máximo, com clientes e fornecedores).

Desburocratizar práticas

Provavelmente a seguinte situação também aconteça na sua empresa: sua equipe marca reunião para decidir quando será a próxima reunião. Talvez não com esse objetivo, mas vocês sentem que saem das reuniões com muitos assuntos ainda pendentes e, ainda, uma montanha de tarefas à espera para serem concluídas.

A ideia de utilizar a internet nesse processo é exatamente evitar esse tipo de situação, resolvendo as pendência diretamente com quem é responsável por elas. Sem desvio de informação, sem demora no tempo de resposta.

Se a equipe quiser, pode ir além, usando desses meios para trocar conhecimento e materiais sobre a profissão, aumentando o nível de informação dos colaboradores, sempre, é claro, com um único objetivo: o crescimento da empresa.

Comunicação empresarial: como integrar a equipe através da internet

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *