5 segredos para manter o controle e evitar o estresse

5 segredos para manter o controle e evitar o estresse

Trabalho, família, filhos, compromissos, casa: a vida diariamente nos desafia e nos coloca em momentos de estresse e preocupações. É praticamente impossível encontrar alguém que não se sinta sobrecarregado, cansado e, obviamente, estressado.

Mas, vamos com calma. Para tudo há uma saída. Até mesmo nos momentos mais críticos, em que tudo parece dar errado, é possível manter a tranquilidade e a situação sob controle. E, para te ajudar a respirar, inspirar e não pirar, vamos compartilhar 5 segredinhos extremamente úteis na hora de manter o controle e evitar o estresse.

1. Preze por uma vida mais saudável

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o estresse. Uma vida saudável, regada a exercícios físicos, alimentação balanceada e com momentos de lazer, é o segredo para o equilíbrio emocional na vida.

Se você escolher viver de forma mais saudável, seu corpo e sua mente responderão positivamente a isso no trabalho, aumentando a produtividade e proporcionando mais capacidade de raciocínio.

2. Seja positivo

A gente sabe que manter um bom pensamento em momentos de raiva e estresse é praticamente impossível. Quando o dia não tá legal, o trabalho não rende e o colega não colabora, dá vontade de jogar tudo pro alto.

Respire fundo e mude sua postura: antes de sair xingando, gritando, espere a raiva passar, se dê um momento e, então, tente resolver a situação. Tenha em mente que tudo pode ser resolvido!

3. Faça uma pausa

Está passando por uma circunstância estressante? Faça uma pausa, vá tomar uma água ou um café, esfrie a cabeça. Apesar de estarmos cansados de saber, de cabeça quente ninguém pensa direito e acaba só piorando algo que já está ruim.

4. Coloque-se no lugar do outro

Se o estresse ocorreu com o chefe ou com um colega de trabalho, repense no acontecido e tente se colocar no lugar dele(a). Procure entender os motivos que levaram essa pessoa a agir de determinada forma; inclusive compreendendo que ele(a) pode estar passando por um momento complicado na vida pessoal.

Assim, antes de atacar, você pode oferecer ajuda, o que provavelmente melhorará o dia dele(a) e acabará com o estresse inicial entre vocês.

5. Separe os sentimentos

O ser humano é um só; no entanto, é preciso, muitas vezes, separar a vida pessoal da vida profissional. Dessa forma, caso haja desavenças no trabalho, considere que as críticas foram feitas em relação ao trabalho e não a você diretamente.

Opiniões negativas, às vezes, possuem o objetivo – única e exclusivamente – de melhorar uma tarefa. Então, saber lidar com essas “sugestões” pode ser um crescimento no âmbito do trabalho e da vida também.

Trabalhar com outras pessoas é uma atividade que, querendo ou não, sempre vai gerar alguma situação de atrito. No entanto, é possível, diariamente, melhorar o clima da equipe, sempre buscando aumentar produtividade e os resultados.

5 segredos para manter o controle e evitar o estresse

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *