Segurança na web: a importância do backup em sistemas para DP

Segurança na web: a importância do backup em sistemas para DP

Você está utilizando seu computador tranquilamente no trabalho quando, de repente, tudo some, a máquina desliga e resolve não funcionar mais. Se você já enfrentou essa situação deve lembrar bem do desespero; se ainda não passou por isso, mas ficou apavorado só de imaginar, então está no lugar certo.

Perder as informações de uma tarefa em andamento ou mesmo todos os dados de contratações, históricos e pagamentos de funcionários pode gerar um prejuízo irreparável, tanto de tempo como de dinheiro. O problema é antigo e ainda acontece em muitas empresas; o que mudou nessa história toda é a solução.

Mesmo com o avanço da tecnologia, nem sempre é possível recuperar todos arquivos em caso de uma pane como essa. Por isso, a melhor opção é o backup de sistemas: uma cópia de segurança para restaurar registros que deve fazer parte da rotina do seu sistema de departamento pessoal.

Para ajudar você a esclarecer algumas dúvidas, separamos os itens mais importantes que envolvem a realização dessa tarefa. Acompanhe!

Backup manual

É possível realizar o backup de duas formas: manual ou automático. O primeiro geralmente é utilizado por usuários domésticos e pequenas empresas, que optam por fazer a cópia dos dados em um HD externo – equipamento semelhante ao funcionamento de um pen drive, só que com uma capacidade muito maior.

A alternativa, no entanto, não pode ser considerada 100% segura, já que esses aparelhos também estão sujeitos a problemas técnicos ou a falhas humanas, como o esquecimento.

Backup automático

A segunda (e melhor) opção é o serviço de backup em cloud computing ou computação em nuvem. Ela requer um investimento maior em alguns casos, porém diminui significativamente as ameaças de perda dos arquivos, já que todos os dados e informações estarão armazenados em servidores online.

Além disso, as informações também poderão ser acessadas ou recuperadas de qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Serviços de armazenamento como Google Drive, SkyDrive ou Dropbox são boas alternativas.

Quais arquivos precisam de backup?

Todo arquivo que for considerado importante para sua empresa deve entrar na lista de backup. Em um departamento pessoal, por exemplo, o ideal é armazenar históricos, documentos, planilhas, fotos e qualquer tipo de informação relacionada à contratação de funcionários.

A avaliação do que precisa ser copiado deve ser feita com calma, já que alguns dados podem ser considerados desnecessários no momento, mas úteis futuramente.

Com que frequência o backup deve ser realizado?

Se todos os dados forem modificados constantemente, o melhor é realizar o backup dos arquivos todos os dias. Já se as alterações acontecerem em uma frequência menor, opte por realizar o backup semanalmente.

Para não comprometer o andamento de outras atividades, escolha horários em que o servidor é menos utilizado, como almoço, fim de tarde ou períodos noturnos. E lembre-se: quanto mais importante e atualizados forem os dados, mais backups devem ser feitos!

Gostou das nossas dicas? Então comenta, curta e compartilhe!

Segurança na web: a importância do backup em sistemas para DP

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *