Saiba como usar as redes sociais profissionais a favor da sua carreira

Saiba como usar as redes sociais profissionais a favor da sua carreira

Construir um bom grupo de contatos profissionais é fundamental em qualquer idade, carreira, cargo ou área de atuação. Com a evolução das redes sociais, essa tarefa tornou-se ainda mais promissora, principalmente com o surgimento de canais específicos para esse público.

Com as chamadas redes sociais profissionais, você pode estar sempre em evidência, ficar bem informado e atualizado sobre o mercado de trabalho. Além disso, também são uma excelente forma de cultivar contatos antigos e conquistar novos.

Para empreendedores, esses meios ajudam ainda na contratação de novos funcionários e na busca por clientes e parceiros. Mas, para obter bons resultados é preciso saber utilizá-las da maneira certa; por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor esse assunto.

Em quais redes sociais profissionais devo estar?

Em uma busca rápida no Google é possível encontrar diversas opções de redes sociais profissionais. A mais difundida no momento é o Linkedin. Em funcionamento desde 2003, o espaço já conta com mais de 400 milhões de usuários em 200 países e territórios e é considerada a maior rede social do mundo.

Acessível em mais de 20 idiomas, o Linkedin também permite criar um perfil a partir das credenciais do Facebook. Nele os contatos não são amigos de escola que você não vê há mais de 20 anos. Grande parte são pessoas que você até nem conhece pessoalmente.

Com isso, o foco do Linkedin está realmente no networking. Para criar e aproveitar oportunidade nessa rede, basta criar uma conta, participar ativamente de grupos e interagir de maneira certa com os contatos encontrados.

Outra opção é o Viadeo, onde você poderá se conectar com mais de 60 milhões de profissionais do mundo todo. Essa rede também oferece possibilidades de contatos para quem está buscando destaque em sua área de atuação.

Apesar de ainda ser pouco difundido no Brasil, o Viadeo também pode ser encontrado na forma de aplicativo gratuito para Android e é interessante para quem deseja trabalhar no exterior ou fazer contatos fora do país.

Como utilizar de maneira correta as redes sociais profissionais?

Assim como outras redes sociais, as profissionais também precisam de algumas “regrinhas” para serem utilizadas de maneira correta. Como exigem um certo tempo para atualizar o perfil, criar contatos e interagir com outros usuários, reserve 15 ou 20 minutos do seu dia para essa tarefa e tente não ultrapassá-lo.

Se achar que esse tempo não é suficiente, utilize mais um período do dia. Mas, atenção: as demais tarefas diárias precisam continuar sendo executadas, por isso não passe horas e horas conectados a elas.

Também é importante manter seu perfil atualizado. Se concluiu algum curso ou especialização, fala mais que uma língua ou possui produções digitais como blogs ou artigos de opinião, inclua tudo isso na sua descrição.

Lembre-se ainda de que as redes sociais profissionais levam muito em conta a ideia de reciprocidade. Você dá e recebe recomendações, indicações e sugestões. Trocas que ajudam a construir um ambiente profissional favorável e que pode gerar bons frutos.

Você já vivenciou alguma situação importante em uma rede de contato profissional? Conte pra gente nos comentários!

Saiba como usar as redes sociais profissionais a favor da sua carreira

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *