Como motivar a sua equipe em 5 passos

Como motivar a sua equipe em 5 passos

Construir uma carreira de sucesso, ser reconhecido e bem sucedido financeiramente foi, e ainda é, o sonho de muita gente. Porém, nessa história toda, um novo conceito tem surgido e está garantindo lugar de destaque no espírito pessoal e profissional das pessoas: a motivação.

Trabalhar em uma empresa apenas pelo dinheiro já não é mais o suficiente. O colaborador precisa estar motivado e envolvido com o projeto para que sua equipe alcance os resultados esperados. Uma responsabilidade que não é do funcionário, mas, sim, do empreendedor.

Um líder precisa estar atento às necessidades do grupo, trabalhar diariamente para atendê-las da melhor forma e, ser ainda capaz de motivar a equipe.

Se você ainda não desenvolveu esse espírito de liderança e percebe que seus colaboradores precisam de algo a mais, então, aproveite nossa dicas. Separamos 5 passos para que você consiga motivar a sua equipe.

Passo 1 – reconheça seus colaboradores

Para que seus funcionários se sintam motivados, eles precisam ser reconhecidos. Elogie uma tarefa desenvolvida com sucesso ou o resultado final de um trabalho apresentado.

Busque também dar um feedback sobre toda atividade desenvolvida, primando sempre pelos elogios. Se a consideração não for tão otimista, faça isso de uma maneira mais branda, lembrando também dos aspectos positivos do trabalho.

Passo 2 – proporcione capacitações

Capacitar o funcionário para o cargo a ser exercido é imprescindível. Ofereça cursos, qualificações e materiais educativos sobre a função. Ele precisar estar confiante e conhecer bem as tarefas que vai desenvolver.

Estimular o aprendizado não deve ser encarado como custo, mas como investimento. O funcionário vai perceber que está indo além, aprendendo coisas novas, graças a você.

Passo 3 – comemore resultados

As conquistas precisam ser comemoradas. Reúna a equipe para um happy hour, um café da manhã ou até mesmo um churrasco inesperado no meio do trabalho, por exemplo.

Isso não precisa acontecer toda semana, é claro, e nem uma vez por ano apenas. Sempre que sua grupo colaborar para o sucesso da empresa, batendo metas ou superando expectativas em projetos, comemore!

Passo 4 – escute a sua equipe

Você sabia que a troca de um computador, a compra de uma nova impressora ou smartphone, podem representar muito para sua equipe? Escute as necessidades e ofereça as ferramentas necessárias para que o trabalho seja desenvolvido.

Passo 5 – seja o exemplo

Além de liderar, incentivar e motivar, você também precisa inspirar. Seja o exemplo que seus funcionários precisam para trabalhar. Um bom empreendedor deve ter coerência entre o que fala e faz, por isso, antes de cobrar algo de sua equipe, reflita sobre suas atitudes.

Conhece outra forma para incentivar seus colaboradores? Compartilhe com a gente nos comentários!

Como motivar a sua equipe em 5 passos

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *