Havia uma tarefa pra fazer. Estava agendada e várias pessoas estavam escaladas para realizá-la. Um dos membros não fez porque outra pessoa não disponibilizou uma parte da tarefa e, no fim das contas, a tarefa não foi realizada.
Independente do ramo de atuação da empresa, muitas delas conhecem essa história e vivenciam-na na prática diariamente. Seus efeitos não são nada positivos, mas a solução pode estar em uma pequena prática que, apesar de básica, muitas vezes é esquecida.
Apesar de tantas evoluções tecnológicas, sistemas e softwares – criados com o objetivo de estreitar as relações – o que temos são equipes que conversam entre si. Essa falta de comunicação através do diálogo acaba “matando” boas ideias.
Que tal reunir a equipe e mudar essa forma de comunicação? Confira nossas dicas:
Transparência
É interessante que todos os membros tenha uma visão geral do que está acontecendo. Projetos em andamento e seus respectivos responsáveis são informações que devem ser de conhecimento de todos.
Reuniões semanais
Escolha um dia da semana para reunir sua equipe e saber o que está sendo feito, o que está atrasado, o que está no planejamento, entre outros. Esses encontros permitem uma troca de informações, enriquecendo a qualidade dos projetos.
Valorização da cultura organizacional
Sua equipe possui uma cultura na empresa. Ela tem valores que foram criados em função da convivência diária. Enriquecer esses preceitos é uma forma de unir a equipe.
A comunicação corporativa tem sido tema de discussão entre empreendedores. A importância de desburocratizar processos através de uma comunicação menos engessada é cada vez mais constante.
Você conhece outras práticas que enriquecem a comunicação interna? Conte para a gente nos comentários!