5 fatores infalíveis para contratações de sucesso

5 fatores infalíveis para contratações de sucesso

Das tarefas desempenhadas pelo proprietário – atualmente chamado de CEO – de uma empresa, as contratações de funcionários é, em especial, aquela que tira o sono de muita gente.

Saber quem é o melhor candidato para uma determinada vaga não é – nem de longe – uma decisão fácil. Limitar-se à análise de currículo é um caminho que pode ser desastroso.

O que todo empresário precisa é de uma equipe coesa e competente e a escolha de um novo membro deve contribuir com o time que já está na empresa. Por isso, delegar a tarefa de contratação pode não ser a melhor alternativa.

Para te auxiliar e acabar com a rotatividade, selecionamos 5 dicas para que você faça uma contratação de sucesso.

1. Escolha, com cautela, os canais de divulgação da vaga

Sim, esse é um fator que determina, logo de início, a nível dos candidatos. Cada canal de comunicação – redes sociais, portais de notícia, jornais impressos, entre outros – é direcionado para um tipo de público.

Portanto, antes de sair anunciando a vaga da sua empresa, verifique quem é o público do portal de notícia de sua cidade, por exemplo, e veja se ele contempla o perfil de colaborador que você quer contratar.

2. Análise de currículo

É essencial, mas não é tudo. O currículo traz informações importantes, principalmente no que se refere às habilidades e experiências do potencial funcionário.

Uma dica é optar pelos currículos mais enxutos e objetivos, o que geralmente é um reflexo da capacidade de organização do funcionário.

3. Entreviste com a razão

Seja racional em uma entrevista de emprego. Estude previamente, com calma, o seu entrevistado. Algumas perguntas podem servir de base para todos, mas outras precisam ser mais específicas para que você tenha a certeza de que está fazendo uma boa escolha.

4. Não se limite na hora de escolher

Se houver outros meios de escolha, além da entrevista e da análise de currículo, que você julga serem apropriados, aplique-os. Quanto mais completo for o processo de seleção da sua empresa, menores são os riscos de você “errar” na contratação.

5. Período de experiência

Após a decisão de escolha, o empresário ainda tem, a sua disposição, o período de experiência para verificar se realmente foi feita uma contratação de sucesso. Cada dia deve ser cuidadosamente analisado e se perceber que o funcionário não está tendo um bom desempenho, é hora de iniciar outro processo seletivo.

Selecionando os passos e adequando constantemente o processo, você fará contratações mais assertivas e terá uma equipe que contribuirá com o crescimento de sua empresa!

5 fatores infalíveis para contratações de sucesso

PH Softwares

A PH Softwares é uma empresa constituída pelas áreas de desenvolvimento, testes, suporte e administração e está permanentemente mudando e se modernizando para manter-se atualizada e conectada às expectativas e exigências do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *